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PLUGGED • 28/07 • Web Analytics

Marketing de resultado: principais indicadores e métricas para sua marca

Por
Gislaine Xavier

Você sabia que, se você monitorar os resultados da sua empresa, você consegue trazer mais clientes, fazer mais vendas e obter retornos que impactam positivamente no dia a dia do seu negócio? Por isso neste post nós vamos mostrar quais são os principais indicadores e as métricas que realmente trazem resultados para a sua estratégia de marketing digital.

Por que você precisa medir os resultados de marketing?

Monitorar os resultados da sua empresa é essencial para o seu negócio. Quando você faz anúncios no Google Ads e Facebook Ads e não os acompanha, você não tem como saber se as ações aplicadas são as melhores possíveis, nem ao menos se estão trazendo algum retorno sobre o investimento.

Do contrário, ao acompanhar de perto os resultados de cada atividade de marketing digital aplicada a sua marca, você pode avaliar o que está dando certo e o que pode ser otimizado. 

Por exemplo, se ao realizar testes você descobre que a sua audiência prefere assistir vídeos ao invés de ler e-books, você pode inserir vídeos na sua página e consequentemente aumentar a conversão. Isso significa que, quando você conhece o seu público e acompanha os resultados do seu negócio as chances de conversões aumentam consideravelmente. 

Além disso, você passa a entender os investimentos da sua receita de marketing digital com dados concretos, percebendo o quanto cada estratégia tem contribuído para o faturamento e para as vendas da empresa.

Principais indicadores de resultados

Antes de conhecer os principais indicadores de resultados, lembre-se de não focar apenas em dados que registram o comportamento de seus seguidores em determinada rede ou canal, como a quantidade de visualizações e de curtidas em publicações. Esses dados não têm relação direta com os que mostram a importância da real da marca para os usuários ativos, número de vendas, receitas e lucro. Os indicadores que você deve considerar são:

ROI 

ROI, ou Retorno Sobre o Investimento, é um dos principais indicadores de performance. A métrica calcula qual foi o lucro proporcionado pelas ações de marketing do negócio, como o ROI de conteúdo. Para isso, ele considera cada gasto, bem como o lucro gerado. Devem constar tanto os custos fixos (salários, impostos, softwares etc.) quanto os variáveis (contratação de freelancers, impostos etc.). 

Para calcular o ROI, utilize a fórmula: (Ganho obtido – Investimento realizado) / Investimento realizado.

Taxa de conversão 

Você tem alcançado os resultados de marketing esperados, como um download, preenchimento de um formulário de inscrição ou uma compra? Seja qual for a sua resposta, esse indicador serve para esse fim. Para saber se a sua estratégia atingiu a meta proposta, você deve dividir o número de conversões pelo número de visitantes. 

Custo de aquisição de clientes 

Com essa métrica, você poderá entender quanto custa para sua empresa conseguir um novo cliente a partir das estratégias de marketing. Para calcular, aplique a seguinte fórmula: 

CAC = (investimento total em Marketing + investimento total em Vendas) / quantidade de novos clientes 

Quanto a investimento, inclua todos os gastos envolvidos na aquisição de clientes, como os relativos à equipe de marketing e vendas.

cliente, peça-chave do quebra-cabeças

Quais são as métricas específicas para sua marca?

Além dos principais indicadores, você também deve entender quais são os canais utilizados pela sua empresa, qual o objetivo que se pretende atingir, porque a partir disso você irá descobrir quais são as métricas específicas para sua marca. Confira algumas das mais utilizadas nas estratégias digitais.

Métricas de Acesso

Total de Visitas

Você sabe quantos visitantes o seu site tem recebido, se são recorrentes ou novos? Com esses dados, você pode criar estratégias para fidelizar ou para atrair usuários diferentes.

Taxa de abertura de e-mails

Não adianta ter uma base muito grande de contatos se poucos internautas abrem seus e-mails. Dessa forma, além de ter uma campanha irrelevante, você terá altos custos para bancar o envio. Por isso, você deve se certificar de quantas pessoas abrem cada mensagem enviada.

Local de origem

Ao entender de onde é o público que mais acessa seu site você pode direcionar o conteúdo, visando sempre a uma melhor experiência para o usuário. Por exemplo: se você vende apenas produtos para o Brasil, não é necessário traduzi-los para outros idiomas.

Principais links de origem

Quer saber quais redes seu negócio é mais popular? Com os links de origem você tem essa informação e  pode criar ainda mais estratégias para engajar seu público com seu conteúdo, a fim de encontrar novos potenciais clientes. 

homem de negócio verificando resultados nas redes sociais

Métricas de Relacionamento

Comentários no blog e em redes sociais

Dar atenção aos comentários realizados nas suas mídias pode mudar o jogo, porque quando os visitantes trocam conhecimento e fazem perguntas, estão criando um vínculo real com a marca. 

Reforçando esse relacionamento com os seguidores, você só tem a ganhar. Seus conteúdos podem ficar ainda mais interessantes para os usuários, atrair outros e consequentemente aumentar as métricas de engajamento.

Taxa de inativação ou pedido de remoção de lista de e-mail

Problemas de relacionamento com seus leads poderão fazer com que eles queiram sair da lista de contatos da sua empresa. Geralmente, os motivos mais comuns são o excesso de mensagens na caixa postal ou o conteúdo que não está atendendo uma necessidade do usuário. É importante monitorar esse resultado para poder rever a estratégia de disparo de e-mails, sempre que necessário.

Métricas de Conversão

Leads em blogs, redes sociais e downloads

Atrair o visitante  e conquistar a sua inscrição para receber os conteúdos da sua marca é um dos passos fundamentais do marketing digital. Mas só isso não basta. Você precisa saber quantos artigos foram necessários para que o usuário fizesse a inscrição. E ainda, descobrir qual foi a mídia utilizada e em qual etapa da jornada do cliente o usuário se encontra. Dessa forma, é possível aproximar ainda mais esse potencial cliente da sua marca e possivelmente efetivar a venda.

Taxa de crescimento de lista de e-mail

Você sabe quantos novos e-mails foram cadastrados na sua empresa, em relação ao total? Quanto maior é esse crescimento, melhor será para seu negócio, caso o crescimento seja pequeno, isso mostrará que você deve investir em uma estratégia de inbound marketing para atrair novos interessados.

ux designer fazendo esboço de estratégia digital

Taxa de cliques em e-mails

Além da leitura dos e-mails, é necessário que os usuários cliquem nos CTAs (chamadas para ação) enviados na mensagem.São eles que farão com que o usuário leia um conteúdo avançado ou mesmo conclua uma compra. Uma taxa baixa de cliques em e-mails é um alerta de que a abordagem precisa ser melhorada.

Métricas de Conversão ( parte II)

Taxa de abandono de carrinho

Não é raro que um visitante de uma loja virtual decida comprar um produto, mas desista depois de colocar no carrinho. A taxa de abandono mede, justamente, a quantidade de carrinhos que foram abandonados.

Caso você esteja com esse índice em alta, isso pode indicar que seu frete está muito alto ou pode haver problemas técnicos para finalizar o pagamento.

Ticket médio

Você também deve medir quanto cada usuário tem gasto em seu site, com o ticket médio. Caso cada cliente faça compras pequenas, você poderá rever políticas de parcelamento (incentivando que os usuários façam compras maiores), além da exibição de produtos semelhantes e complementares, aumentando o desejo de compra do seu usuário.

Número de transações

Uma das principais métricas de conversão é o número de transações. Com ela, você pode observar se no período analisado há mais compras sendo efetuadas. Assim, será mais fácil descobrir se as suas estratégias estão sendo eficientes.

Métricas de Engajamento

Tempo médio de permanência

Para saber a qualidade do seu site ou perfil, meça o tempo que o usuário médio permanece e interage. Caso os dados mostrem que os usuários saem rapidamente da sua página, verifique se o público corresponde ao perfil traçado pela sua empresa e também a qualidade da navegação. Por fim, avalie a relevância dos conteúdos, para identificar o porquê o usuário passa pouco  tempo em sua página.

Taxa de rejeição

Com essa taxa, é possível saber qual a porcentagem de usuários saiu da sua página sem interagir com ela. Nesse caso, você precisará deixar seu site mais atrativo e com o conteúdo desejado pelo público-alvo.

Páginas visitadas

Se o seu site recebe visitantes, mas eles não interagem com o conteúdo da sua página, provavelmente os usuários não têm encontrado as informações que desejam. E com isso você deve se preocupar, pois um potencial cliente que saiu do seu site pode ir direto para a concorrência.

empreendedor monitorando gráfico de resultados

Use essas métricas a favor do seu negócio

Como você pode ver, o comportamento do usuário muda rapidamente, o que torna evidente a necessidade de utilizar as métricas como aliadas para saber mais ao seu respeito do potencial cliente. Contudo, é preciso ter conhecimento e habilidades específicas para coletar e interpretar esses dados. Nesse sentido, conte com a Volts, somos uma agência especializada em Marketing Digital e estamos preparados para usar todas as  métricas a favor do seu negócio.

Por meio da inteligência do Big Data Analytics podemos  fazer o melhor no menor tempo possível. Integramos fontes de dados diferentes e ganhamos capacidade para analisar e interpretar dados relacionando causa e efeito.

Com todos os dados coletados, mapeamos possíveis falhas e sugerimos otimizações ágeis e palpáveis, para que você possa acompanhar de perto as soluções apontadas pela nossa equipe, juntamente com a evolução dos seus resultados. Não espere mais, venha conversar com a gente. 

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