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PLUGGED • 12/06 • ROI

Marketing Digital: qual a quantia certa para investir e sair na frente da concorrência

Por
Gislaine Xavier

Quanto devo disponibilizar para obter um resultado significativo no ROI (Retorno sobre Investimento) das campanhas de marketing? Preciso empregar muito dinheiro para aumentar a minha presença? Essa é a quantia certa para investir e sair na frente da concorrência?

Essas dúvidas muito são comuns na gestão de uma empresa. Pensando nessas questões, preparamos este conteúdo para ajudar você na hora de definir um orçamento de marketing digital para a sua empresa.

Para calcular de forma consciente o seu investimento em marketing digital, é preciso analisar três pontos importantes: faturamento, lucratividade e concorrência.

Quantia certa para investir

Analise o seu faturamento

Primeiro abra a sua planilha dos dois últimos anos e crie um gráfico que ajude você a visualizar com mais clareza os gastos existentes. Assim você pode observar se houve oscilação e comparar o andamento e a semelhança entre os meses, para saber quantia certa para investir.

Entenda a lucratividade

A lucratividade é o valor que sobra depois de subtrair as receitas das despesas. Todavia, vale lembrar de acrescentar o investimento em marketing digital, pois inicialmente ele deve ser considerado uma despesa, que ao mesmo tempo pode trazer novas receitas.

Ainda sobre lucratividade, se sua margem de lucro é acima de 15%, você tem um recurso interessante para investir em marketing digital. Já, se suas margens são baixas, o ideal é escolher a estratégia digital que atenda aquilo que é urgente no momento, para ir avançando de acordo com a atração de novos clientes.

Estude a concorrência

Enquanto empresas que já estão consolidadas no mercado investem de 6% a 12% do seu orçamento em marketing digital, as empresas que estão começando precisam investir de 12% a 20% do faturamento, porque tem todo um caminho de branding para percorrer. Mas o que realmente conta para saber a quantia certa para investir é o tamanho da concorrência: quanto mais concorrência, mais importante se destacar. Afinal é com marketing digital que é possível sair na frente.

Quantia certa para investir em marketing digital
Escolha a melhor estratégia

A pouco falamos sobre a estratégia mais adequada para a sua empresa, trata-se de olhar para todas as possibilidades do marketing digital e optar pelas que trazem as soluções verdadeiras para o seu negócio, por exemplo:

Independente da sua escolha, o mais importante é que tudo no marketing digital é mensurável e possível de se calcular. Entre todas as ferramentas de mensuração, a mais importante é a do Google Analytics. Com base nos dados do ROI (retorno sobre investimento), permite avaliar o retorno de cada canal, de forma única, e aproveitar um momento de alto retorno para dobrar o investimento naquele canal ou campanha.

Para que isso aconteça, o ideal é buscar a uma agência experiente que saiba exatamente o que está fazendo e possa ser a sua parceira estratégica. Nós da Volts possuímos uma equipe especializada em marketing digital e podemos ajudar caso tenha alguma dúvida sobre quanto investir ou quais canais devem ser explorados, de acordo com as possibilidades financeiras da sua empresa. Conte conosco para desenvolver estratégias, executar ações e mensurar resultados, que garantam o sucesso de sua marca. Vamos conversar?

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