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PLUGGED • 16/11 • Uncategorized

O que é Inbound Marketing e qual a importância para a sua empresa

Por
Tanara Fagundes

Em uma tradução literal para o português, o Inbound Marketing pode ser chamado de “marketing de entrada”, embora também seja conhecido como “marketing de atração”. Isso porque estamos falando de uma abordagem que faz o público chegar ao seu negócio de forma mais livre.

A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor, mudaram as regras do jogo para sempre. Diante disso, as empresas precisaram criar novas formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing foi a melhor delas. Os tempos mudaram. Ninguém mais quer ser interrompido por propagandas enquanto navega em um site ou assiste à televisão, ou, ainda pior, receber uma ligação de telemarketing enquanto está na correria do dia. A forma de comprar é completamente diferente de tempos atrás. Quem vende não pode simplesmente empurrar um produto para o cliente — seja ele quem for.

O Inbound Marketing visa atrair e conquistar de forma ativa o público-alvo e os leads qualificados, ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos serviços que a empresa oferece, seja em buscadores, como o Google, seja nas redes sociais. Não se trata de realizar ações para o público em geral, como o velho Marketing fazia, ele foca os seus esforços em atrair as pessoas certas. Faz todo o sentido, não?

Para isso, é preciso alinhar o material produzido com os interesses do seu público-alvo, o que fará com que você atraia o tráfego de entrada necessário para, então, poder converter em leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente. Quanto mais relevante e bem trabalhado for o seu conteúdo, usando sempre estratégias eficientes, mais potenciais consumidores devem chegar ao seu produto ou serviço.

Principais características do Inbound Marketing

Partindo do princípio de que o Inbound Marketing se vale de oferecer conteúdo que satisfaça as dúvidas que o público traz, há mais abertura para um relacionamento próximo e esse diálogo que nos referimos anteriormente.

Com isso, você pode esperar:

·        comunicação aberta: marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante;

·        continuidade: em vez de interromper as pessoas, a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para elas;

·        maior engajamento: a partir de um relacionamento de confiança criado pela constante geração de valor sem interrupções, o engajamento é maior.

O Inbound Marketing permite que possíveis clientes cheguem à sua marca pelo “simples” fato de que você tem produzido conteúdos ricos em informação. Essas técnicas geram confiança e, de fato, um relacionamento. Abaixo, você entende outros pontos de diferenciação do Inbound:

·        público certo: por meio de técnicas de SEO e uso correto de palavras-chave, o seu material é encontrado pelas pessoas que, de fato, têm interesse em seu produto ou negócio;

·        comunicação “via” de mão dupla: com as redes sociais, o público pode questionar e promover discussões, e as marcas conseguem responder de prontidão, estabelecendo a comunicação;

·        engajamento: conteúdos bem-feitos caem no “gosto do povo”, que podem compartilhá-los e indicar os links em suas diversas redes sociais. Assim, só depende do material produzido;

·        melhor mensuração possível: o método Inbound conta com ferramentas online que permitem que você entenda o potencial de cada ação, seja uma postagem em blog ou rede social, fazendo com que as suas estratégias tornem-se sempre mais eficientes;

·        relacionamento entre marca e cliente: as marcas ficam mais próximas das pessoas a partir de postagens certeiras, o que permite que os consumidores se tornem promotores delas, defendendo-as e indicando-as sempre que julgarem necessário;

·        custos acessíveis: quando você trabalha bem as suas técnicas de Inbound, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) abaixa consideravelmente, ainda mais quando você aposta em softwares de automação de marketing;

·        atração, não interrupção: o mais incrível do Inbound é atrair o seu público, fazendo com que ele se torne mais ativo na escolha do produto. Pensando na quantidade de usuários online, a possibilidade de crescimento é gigante;

A estratégia de Inbound Marketing combina a criação de conteúdos instigantes para o seu público com a automação de marketing, fato que dá mais eficiência a todo o processo. Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo, o Marketing torna-se relevante e útil para os seus clientes, e não interruptivo. Dessa maneira, os materiais divulgados ganham a atenção dos potenciais consumidores e os conduzem para o seu site.

Um dos benefícios do Inbound Marketing é também uma das maiores responsabilidades de quem trabalha com estratégias digitais: medir resultados de forma contínua.

A falta de acompanhamento gera incerteza sobre o que funciona ou não e sobre quais são os melhores investimentos a fazer. Também torna o processo de ajuste e otimização muito mais demorado e, por conta disso, mais caro.

A boa notícia é que o marketing digital tem muitas métricas e indicadores-chave de desempenho, conhecidos como KPIs, que tornam fácil avaliar os resultados de forma rápida, precisa e barata.

Agir em cima de dados exatos e atualizados torna o processo de evolução da estratégia muito mais ágil, reduz custos e contribui para que as metas sejam alcançadas.

Inbound Marketing no Brasil

Apostar no Inbound no Brasil é certeiro, pois estamos diante de um país muito conectado: 70% da população têm acesso à Internet, incluindo a zona rural. Além disso, pensar em sites e blogs responsivos é ideal, uma vez que o acesso mobile é de 97% da população. Todos esses dados são referentes à pesquisa TIC Domicílios.

Apesar de ter começado mais tarde, principalmente em relação aos Estados Unidos, o Inbound Marketing no Brasil tem se tornado cada vez mais relevante, muito graças ao ROI mais alto que a estratégia proporciona. De acordo com relatório do HubSpot, a maior preocupação dos profissionais de Marketing é aprimorar a sua presença de SEO — principalmente por causa das mudanças realizadas pelo Google. Na sequência, surgem os itens de automação, seguidos pela criação de conteúdo.

O Inbound Marketing possibilita que marcas muito distintas em recursos possam competir igualmente quando acertam em sua estratégia, chegando ao público certo, que de fato se interessa pelos serviços. Por isso, acaba sendo uma excelente ferramenta para todo tipo de negócio. Marcar a presença digital é necessário e urgente, mas, como foi dito, isso deve ser feito com qualidade!

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