Menu
Rua Otto Benack, 300 - Sala 2
Bom Retiro - Joinville / SC Ver No Mapa
PLUGGED • 11/06 • Marketing de Conteúdo

Conheça o poder do vídeo marketing

Por
Mayara Pabst

Os padrões de consumo de conteúdo online mudam constantemente e estratégias de marketing digital precisam acompanhar essa transformação. Em um cenário no qual o imediatismo é cada vez mais importante, usuários buscam conteúdos que capturam atenção e é a partir dessa perspectiva que um novo formato está ganhando cada vez mais abrangência: o vídeo marketing.

Hoje um conteúdo só tem êxito se entregar o que os consumidores querem, quando querem e como querem. E o vídeo tem grandes chances de alcançar essas expectativas. Com alto poder de consolidação de ideias, atração e conversão, esse tipo de conteúdo pode ser aproveitado em diferentes mídias e tem tudo para alcançar os objetivos que sua empresa precisa.

O surgimento do vídeo marketing

De acordo com dados da plataforma Hubspot, 90% dos consumidores online relatam que o vídeo ajuda a tomar decisões de compra. E você sabia que um vídeo como elemento de e-mail marketing pode aumentar taxas de cliques em 200 a 300%? Esses são apenas alguns dados que comprovam a eficiência dessa estratégia e sua eficácia não vem de hoje.

Empresas já apostam no poder no vídeo há muito tempo, por meio de campanhas televisivas, e a inserção desse recurso em plataformas digitais começou com o surgimento de plataformas como o YouTube, que concentraram atenções por algum tempo. Nos últimos anos, contudo, a utilização de vídeos como recurso de marketing ultrapassou barreiras e migrou para sites corporativos, redes sociais, blogs e outras plataformas.

Vantagens de estratégias de vídeo marketing

Aqui a lista vai longe. Desde métricas de engajamento ao desempenho responsivo de conteúdos online, a inclusão de vídeos em estratégias de conteúdo traz inúmeras vantagens ao usuário e empresas que decidem investir nesse setor.

Uma forma de expressão mais efetiva

Ao optar por apresentar conteúdo no formato de vídeo, sua empresa terá maiores chances de passar uma mensagem relacionável, ou seja, uma com a qual seus clientes irão se identificar. Além disso, uma pessoa comum tende a se lembrar de 20% de tudo o que lê, 30% do que escuta e, surpreendentemente, 70% de tudo o que vê. Considerando estes dados, o vídeo chega a ser 4x mais efetivo que o texto em plataformas online.

Consolidação da marca

Vídeos são mais fáceis de serem lembrados. E quando clientes lembram de um vídeo produzido por sua empresa, quem está em evidência é, consequentemente… sua empresa! Essa associação pode ser traduzida em mais leads e vendas, ao mesmo tempo que contribui para uma imagem positiva atrelada ao seu negócio.

Impulsionamento de SEO

A qualidade de produções audiovisuais pode impactar diretamente o SEO da página de sua empresa, melhorando métricas de acesso. Cerca de 65% dos tomadores de decisão de negócios visitam o site de uma empresa depois de assistir um vídeo da marca. Portanto, este pode ser o caminho para que sua empresa alcance o público que ela precisa.

Versatilidade em diferentes plataformas e dispositivos

Design responsivo é uma máxima do cenário digital e o conteúdo em formato de vídeo encaixa-se perfeitamente nessa necessidade. O vídeos podem ser visualizados na tela do computador, celular e até na TV. Esse fator amplia o alcance do conteúdo e faz com que o consumidor consiga focar no que realmente importa: as informações que precisam estar em poder dele.

Confiança na internet

Não se pode acreditar em tudo o que se vê na internet, mas por meio de vídeos fica muito mais difícil enganar o consumidor. Portanto, essa característica contribui para a credibilidade do conteúdo de sua empresa.

Além de investir em campanhas, muitas empresas também apostam em parcerias com influenciadores, o que gera um impacto diferente na recepção do usuário ao conteúdo. A imagem de uma pessoa externa à empresa falando sobre determinado produto ou serviço cria mais empatia. Consequentemente, as chances de um resultado positivo são maiores.

Conteúdo viral

Estima-se que 92% das pessoas que consomem vídeos em dispositivos móveis compartilha-os com outras pessoas e esta é uma estatística que vai trabalhar a favor de sua empresa. Além de envolver o usuário de uma maneira que nenhuma outra plataforma consegue, a probabilidade um vídeo tornar-se viral é muito maior em comparação com outros formatos.

Ao criar um conteúdo mais acessível, assertivo e de fácil entendimento, as chances de engajamento são grandes e o compartilhamento acontece de forma natural. Saiba como alcançar os melhores resultados em sua estratégia de vídeo marketing.

Como trabalhar com vídeo marketing em sua empresa

Empresas precisam investir nas melhores estratégias para chamar a atenção do público e merecer a visibilidade dele. Nesse cenário, o vídeo marketing tem um potencial incomparável e para explorá-lo por completo é preciso pensar de forma criativa.

Explore o engajamento com mídias sociais

Uma das principais vantagens do vídeo marketing é que ele pode ser aproveitado em diferentes plataformas, sendo uma delas as redes sociais. O vídeo possui alta capacidade de interação e, de acordo com uma pesquisa recente, 79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo sobre determinado produto do que ler sobre ele. Essa preferência precisa ser aproveitada por sua empresa.

Seja autêntico

Estar na frente das câmeras pode não ser tão simples quanto parece, exige prática e diferentes tentativas, mas o resultado vale a pena. O importante mesmo é criar um conteúdo curto, direto e que converse com o seu público de forma autêntica. Não tente criar aparências, já que elas são facilmente desmascaradas em vídeo. As pessoas querem ouvir o que você tem a dizer. Então dê a elas o que elas querem.

Transforme o vídeo em uma experiência

Este não é um recurso para ser explorado de maneira passiva. Usuários podem comentar, compartilhar, curtir, criar vídeos em respostas e interagir de diferentes maneiras. O que sua empresa deve fazer é impulsionar esse engajamento. Você pode incluir CTAs e formulários para deixar o vídeo ainda mais interativo ou construir fluxos de trabalho que aumentem pontos de contato em cada vídeo. São diferentes caminhos que se encontram em um mesmo resultado: a conversão.

O vídeo marketing é um caminho sem volta, que tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos. Se a sua empresa não quer ficar pra trás, comece a apostar nesta estratégia.

Compartilhe este post:
Vamos Começar um Orçamento? Como Podemos Ajudar?