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PLUGGED • 06/11 • Uncategorized

A nova era do podcast: como utilizar este recurso em uma estratégia de marketing digital

Por
Mayara Pabst

Quando foi a última vez que você ouviu um podcast? Ou melhor, você sabe o que é podcast? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, cerca de 120 milhões de internautas já ouviram um podcast na vida. Este número corresponde a 40% dos entrevistados, mas 32% deles sequer conhecem este recurso de comunicação digital. Se você ainda não foi apresentado a esta ferramenta, seja bem vindo à nova era do podcast.

O que é um podcast?

O podcast surgiu no Brasil em 2004 e nada mais é do que uma série de conteúdos gravados em áudio e transmitidos online. Cada episódio pode abordar diferentes temas e atrair a atenção de milhares de ouvintes. Entre variados formatos, o conteúdo é geralmente conduzido por um apresentador que media uma entrevista ou discursa sobre determinado tema.

Mudança de hábitos de consumo

Apesar de ter surgido em 2004, parece que 2020 será o ano dos podcasts. Segundo um levantamento realizado pela consultoria PwC, esta será a ferramenta que mais irá crescer em investimento publicitário no país, com expansão anual de 43%. O cenário pode ser justificado por uma mudança de hábitos de consumo.

No mundo hiperconectado, as informações voam e a rotina de muitas pessoas não permite mais tempo para a leitura de um livro, de uma revista ou até mesmo de um artigo online. Neste cenário, a grande vantagem do podcast é que seus usuários podem consumir conteúdo enquanto realizam outras atividades

Imagine poder aprender sobre qualquer assunto enquanto se exercita na academia? Ou simplesmente se distrair com conteúdos de qualidade, durante uma viagem de carro? Este é um dos fatores que vem atraindo mais pessoas para o universo dos podcasts.

Como utilizar podcasts em sua estratégia de marketing digital

Antes de mais nada, é preciso saber se o seu público consome podcasts. No Brasil, homens jovens e integrantes das classes A e B são os principais interessados neste formato de conteúdo. Enquanto 45% dos homens já ouviram podcasts ao menos uma vez, apenas 36% das mulheres relataram o mesmo. Já quando falamos em idade, a familiaridade com esse tipo de conteúdo é inversamente proporcional. Ou seja, os jovens consomem mais podcasts em comparação com pessoas mais velhas.

A partir desta análise inicial, é preciso entender que o podcast pode ser utilizado como um recurso para captar leads, criar audiência, agregar valor e amplificar autoridade. Ao produzir conteúdo relevante e de qualidade, sua empresa pode criar uma rede de seguidores engajados, que se interessam pelo material produzido e se identificam com as ideias e valores reproduzidos por sua marca.

Ao investir na produção de áudio, sua empresa terá mais um canal de contato e relacionamento com seus seguidores. As vantagens desta ferramenta podem levar a uma estratégia de aquisição e conversão de seguidores. Conheça as principais.

  • Flexibilidade: ao produzir um podcast autoral, sua marca tem autonomia para adotar o discurso que desejar e pode falar sobre os assuntos mais relevantes para o seu público.
  • Praticidade: a versatilidade deste formato permite que o usuário consuma conteúdos de onde estiver. 
  • Lucratividade: em comparação com outros formatos, a produção de podcast demanda poucos recursos.
  • Acessibilidade: enquanto que, para a produção dos podcasts você precisará apenas de equipamentos de captação de áudio, o seu usuário precisará apenas de um celular para ouvir o conteúdo.
  • Mensuração: sua empresa pode mensurar resultados, acompanhar métricas de engajamento e adaptar seu conteúdo de acordo com os dados captados.

O aumento no consumo de podcasts, apontado por pesquisas e pela mudança em hábitos de consumo, pode ser um indicador de que esta será a próxima plataforma de conteúdo a decolar. Quer sair na frente? Então comece na estruturação e formatação de um planejamento hoje mesmo.

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