Menu
Rua Otto Benack, 300 - Sala 2
Bom Retiro - Joinville / SC Ver No Mapa
PLUGGED • 30/03 • Marketing de Conteúdo

Redes sociais: qual a frequência ideal de postagem

Por
Gislaine Xavier

Quando conversamos sobre o que postar em cada rede social, esclarecemos que existem três fatores determinantes para o sucesso da sua estratégia de marketing para as redes sociais: ter objetivos claros, público definido e conteúdos relevantes.

Nós também alertamos você, de que ignorar o horário e a frequência de postagens pode fazer com que as pessoas deixem de seguir sua marca, mas não falamos o porquê. Neste conteúdo, nós vamos explicar isso e revelar qual o melhor horário e quantas vezes você deve postar nas redes sociais mais relevantes do momento.

Sabe aquela música que quando toca você aumenta o volume? Pois bem, imagine que ela passou a tocar incansavelmente em todos os lugares possíveis. O que acontece então? Ela se torna “música chiclete”,  acaba ficando tão maçante que você desliga o áudio para não ouvir. O mesmo pode acontecer com as suas postagens. Por mais que você queira que sua marca seja vista nas redes sociais, se ela aparecer demais na timeline, buscas e caixa de entrada, seu público simplesmente vai cansar. Afinal, até o que é doce demais enjoa, não é mesmo? O segredo para viralizar nas redes sociais não é postar compulsivamente, mas sim na medida certa. É por isso que, postar a qualquer hora e não ter uma frequência correta de postagens pode resultar em unfollow. 

Desta forma, assim como ouvir “aquela música” em um momento especial faz você se  emocionar, as grandes marcas, geradoras de conteúdo, sabem dosar sua frequência de postagens nas redes sociais. Elas estabelecem uma relação de amizade com o consumidor, respeitam um certo limite de postagem e promovem uma experiência tão positiva, que quem faz a experiência com a marca engaja e compartilha. 

Quantas vezes você deve postar nas redes sociais?

Não existe uma quantidade ou fórmula pronta que seja ideal. O que você pode fazer é  observar o ritmo da rede, quanto mais rápido as publicações se movimentam nela, mais frequentemente você deve postar. Depois de analisar, comece a planejar suas publicações com base na estratégia definida pela sua empresa, somadas às dicas de alta voltagem que selecionamos para você.

Facebook: de 1 a 2 posts por dia 

  • Dica Volts: por mais que o conteúdo seja relevante, geralmente, o engajamento diminui conforme aumentamos a quantidade de postagens. Mesmo que você tenha muitos fãs, se você postar loucamente, poucas pessoas vão ver as suas publicações. A opção seria pagar pelo anúncio, mas vale lembrar que grandes marcas resolvem isso postando apenas uma única vez ao dia.

Instagram: de 1 a 2 posts por dia

  • Dica Volts: use hashtags, são elas que fazem essa rede bombar. As hashtags viram hiperlinks indexáveis dentro da rede e pelos mecanismo de busca. Isso significa que, com um simples clique elas desvendam tudo o que a sua marca anda dizendo por aí.

YouTube: ao menos 1 vídeo por semana

  • Dica Volts: nesta rede é você quem dita as regras, um, dois ou quantos vídeos de qualidade você puder produzir e postar. O importante é estabelecer dia e horários fixos de publicação de novos conteúdo. Assim, seus seguidores criam o hábito de acessar o seu canal sempre naquela data e hora, como um  rolê marcado entre amigos. Isso também contribui para aumentar o número de inscritos.

LinkedIn: de 1 a 3 posts por semana

  • Dica Volts: o público que está nessa rede busca por conhecimento profissional. É isso que a sua marca precisa oferecer em suas publicações e ponto final. 

Twitter: de 4 a 5 tweets por dia

  • Dica Volts:  é preciso ser uma presença ativa, justamente porque o fluxo de informações que circulam nessa rede é muito rápido. Só com um número grande de postagem, você garante que maior parte do seu público veja seus tweets.

Pinterest: de 3 a 4 pins por dia 

  • Dica Volts: quer que o seu conteúdo apareça? Dê  “pin” e “repin” frequentemente. São os resultados recentes que são mostrados para um determinado termo pesquisado.

Qual o melhor horário para postar nas redes sociais?

Especialistas apontam que alguns horários promovem um alcance maior do público e por isso geram mais engajamento. Confira abaixo os melhores horários para postagem.

De acordo com a pesquisa da TrackMaven, os seguintes dias e horários tiveram resultados positivos:

  • Facebook: quinta-feira às 20h;
  • Twitter: quinta-feira às 17h;
  • Instagram: sexta-feira às 19h;
  • LinkedIn: quarta-feira às 9h;
  • Pinterest: sexta-feira à 1h.

Mas não se prenda unicamente a horários, considere  também, períodos em que as pessoas estão ociosas, como horário de almoço ou feriados. Neles, muitas pessoas passam um bom tempo checando as redes sociais. 

Tenha certeza todas as nossas dicas são valiosas e recomendamos que você experimente cada uma delas para saber o que traz mais engajamento para as redes sociais da sua empresa. E lembre-se de que para o planejamento de marketing digital ou para execução da estratégia a Volts tem as melhores soluções. Vamos conversar?

Compartilhe este post:
Vamos Começar um Orçamento? Como Podemos Ajudar?