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PLUGGED • 04/07 • Conversão

Saiba como utilizar estratégias de WhatsApp Marketing

Por
Mayara Pabst

Qual aplicativo você mais utiliza diariamente? Facebook, Instagram? E o WhatsApp? O app é usado tão automaticamente que você pode até mesmo se esquecer da existência dele, mas sua autoridade é inegável. De acordo com dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo de bate-papo mais usado no Brasil, com mais de 120 milhões de usuários no país.

Entre os 2 mil brasileiros entrevistados na pesquisa, 97% deles afirmou ter o aplicativo instalado e 92% confirmou utilizá-lo todos os dias. O mesmo estudo aponta também que 55% destes usuários já usam o WhatsApp para se relacionar com marcas e 46% já compraram alguma coisa pelo aplicativo. A ascensão do app é inegável e sua empresa pode transformar esse sucesso em uma estratégia de marketing. Saiba como aplicar o WhatsApp Marketing no seu negócio e se aproximar cada vez mais do seu público alvo.

Conheça o WhatsApp Business

Antes de mais nada, é preciso saber que para colocar em prática uma estratégia de marketing por meio do WhatsApp você precisará buscar as ferramentas corretas. Uma delas é o WhatsApp Business. Esta versão é voltada para a comunicação entre empresas de pequeno ou médio porte e seus clientes, com o objetivo de facilitar a interação entre as duas partes e torná-la mais segura.

Para participar do WhatsApp Business, tudo o que a sua empresa precisa fazer é baixar o aplicativo e ter um número exclusivo para o app. Ou seja, o número não pode estar vinculado a nenhuma outra conta (seja ela business ou particular).

Além de dar mais credibilidade à comunicação da sua empresa, o WhatsApp Business tem vantagens exclusivas que podem beneficiar a sua relação com o consumidor.

Principais vantagens do WhatsApp Business

  • Acesso a uma pequena automação. Você poderá programar respostas rápidas para perguntas frequentes, saudações apresentando sua empresa e avisos caso a pessoa mande uma mensagem fora do horário de atendimento.
  • Classificação de contatos.
  • Criação de marcadores para manter mensagens de clientes, fornecedores e assuntos internos definidos, listados e categorizados.
  • Acompanhamento de estatísticas sobre as mensagens lidas pelos consumidores, para determinar estratégias de comunicação que funcionam.
  • Possibilidade de se cadastrar em funcionalidades que permitem à sua empresa o disparo de mensagens em campanhas de marketing.

Principais limitações ou restrições do WhatsApp Business

O WhatsApp é um canal muito pessoal e quando você faz contato com uma pessoa sem a solicitação dela pode acabar causando uma situação desconfortável. Por essa razão, é preciso seguir uma estratégia consistente ao adotar o WhatsApp Marketing. Além disso, se você mandar uma mensagem de caráter comercial para alguém, sem a autorização dessa pessoa, sua empresa pode ser multada.

Neste cenário, a melhor alternativa para incluir contatos na sua rede do WhatsApp Business é formatar algum tipo de opt in. Sua empresa não deve entrar em contato com a pessoa se a pessoa não entrar em contato com sua empresa primeiro. 

Também é preciso estar atento a legislações que restringem o envio de mensagens, assim se atentar às próprias diretrizes do WhatsApp. Para saber mais, é só clicar aqui.

O momento certo para o WhatsApp Marketing

Quando falamos em Inbound Marketing, o uso do WhatsApp Marketing pode ser muito eficiente em estratégias para meio e fundo de funil. É um canal no qual o seu comprador pode tirar dúvidas e se aproximar de sua empresa de forma única. Ser atendido com rapidez, educação e eficiência ganha qualquer cliente e o WhatsApp pode ser a ferramenta perfeita para fazer isso acontecer. 

Para disponibilizar o contato para o seus clientes, você pode criar na página da sua empresa uma Call to Action “Conversar pelo WhatsApp”, que vai direcionar o usuário diretamente para o aplicativo. Antes de começar a troca de mensagens, é recomendado que você tenha este contato por parte do usuário documentado, o que pode ser feito por meio de uma Landing Page, por exemplo.

A partir do primeiro contato, o WhatsApp Business torna-se uma ferramenta riquíssima, já que além de falar diretamente com o seu consumidor você pode nutrí-lo com conteúdos ricos, imagens, áudios, vídeos, arquivos e outros materiais relevantes. Nesta etapa, quando o usuário ainda está no meio do funil, é preciso trabalhar com conteúdos certeiros e alinhar o diálogo com o seu potencial consumidor. Se você sentir que ele não está disposto a manter um diálogo, não adianta insistir.

Já na etapa de vendas, o WhatsApp Marketing pode ser utilizado para um contato mais próximo ao potencial lead. A equipe comercial pode, por exemplo, organizar uma videoconferência com o consumidor, para tirar dúvidas e alinhar pontos de negociação. Até mesmo no pós-vendas essa estratégia pode funcionar bem, com o SAC e a nutrição por meio de conteúdos exclusivos.

Automações exclusivas

Se além das funcionalidades básicas do WhatsApp Business você quer criar automações e respostas mais complexas, pode contar com ferramentas autorizadas para automação, como o Landbot.io e o Twilio.

Quando você usa o WhatsApp sua empresa se aproxima muito mais do seu público alvo. O WhatsApp Marketing, portanto, tem um potencial absurdo de chegar ao seu público, onde quer que ele esteja, e você pode (e deve) aproveitar este potencial.

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