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Tendências em marketing digital para 2020

Por
Mayara Pabst

Não há dúvidas de que investimentos em estratégias e ferramentas de marketing digital vieram para ficar. Com consumidores e empresas cada vez mais atuantes no universo online, um novo segmento foi estruturado e permanece em constante transformação. Quer saber quais são as principais tendências em marketing digital para este ano? É só conferir o post abaixo. 

Mercado em plena expansão

Segundo dados da SEO Trends, cerca de 60% das empresas brasileiras utilizam ferramentas de otimização dos seus sites e, dentre elas, mais de 80% já investem neste setor há mais de 3 anos. O universo do marketing digital não é novidade, mas sua representatividade dentro de grandes empresas ainda é tímida. Este cenário, contudo, deve mudar.

A consultoria PwC divulgou a 20ª edição da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia e este relatório aponta um avanço global significativo em investimentos voltados para a publicidade digital. De acordo com estudos, somente no Brasil esta fatia de investimentos deve pular de US$ 3 bilhões (no ano passado) para US$ 6 bilhões, até 2023.

Em comparação, o investimento em publicidade tradicional deve se manter relativamente estável, subindo de US$ 7 para 8 bilhões no Brasil. De acordo com um dos sócios da PwC no país, até 2023 o investimento em publicidade digital no Brasil deve alcançar 50% da verba total destinada à publicidade nas empresas.

O que vem por aí?

Considerando tal prospecção, é natural que surjam novos projetos e ferramentas, assim como é justificável a continuidade de estratégias bem sucedidas. Confira algumas das principais tendências em marketing digital para 2020 e prepare-se para mais investimentos no setor.

Mobile marketing

Empresas que ainda não se prepararam (ou não estão se preparando) para a transição mobile, indiscutivelmente vão ficar para trás. Os smartphones são os dispositivos móveis mais usados entre a população adulta brasileira (de 18 a 55 anos), considerando que 92% dela possui ou têm acesso a eles. É por isso que os investimentos em publicidade móvel não param de crescer. 

Muito além de simplesmente adaptar conteúdos e formatos, a plataforma mobile exige uma linguagem própria e uma nova identidade. Para tanto, é preciso expertise, domínio de conteúdo e investimentos.

Marketing de conteúdo

As empresas estão buscando cada vez mais conexão e empatia online e um dos caminhos mais assertivos para alcançar este objetivo é a produção de conteúdos. Por isso, estratégias de marketing voltadas para a produção de textos, áudios e vídeos que conversam com o consumidor continuam em foco. 

Criar um relacionamento com o consumidor é uma forma inteligente e efetiva de fazer a sua marca ser notada, ouvida, considerada e até mesmo defendida. É verdade que a presença online atuante pode abrir brechas para situações vulneráveis, mas é neste cenário que profissionais de marketing qualificados são capazes de reverter a situação em favor da sua empresa.

Podcasts

Apesar de ter surgido em 2004, parece que 2020 será o ano dos podcasts. Segundo um levantamento realizado pela consultoria PwC, esta será a ferramenta que mais irá crescer em investimento publicitário no país, com expansão anual de 43%. O cenário pode ser justificado por uma mudança de hábitos de consumo.

No mundo hiperconectado, as informações voam e a rotina de muitas pessoas não permite mais tempo para a leitura de um livro, de uma revista ou até mesmo de um artigo online. Neste cenário, a grande vantagem do podcast é que seus usuários podem consumir conteúdo enquanto realizam outras atividades

Vídeo marketing

De acordo com a mesma pesquisa da PwC, os investimentos em vídeo online também devem crescer significativamente ao ano, com a expansão de 27%. Este crescimento é apontado em diferentes frentes, do setor de mídias e entretenimento, com expansão do orçamento de investimentos em 75% desde 2018, ao setor fashion, com expansão de 45%.

Neste segmento, a conexão com as redes sociais é intrínseca e seus recursos são utilizados de forma integral para o alcance de bons resultados. Se considerarmos o futuro do vídeo marketing, até mesmo a nova era da TV faz parte desta história. Em uma pesquisa realizada, 8 a cada 10 entrevistados concordaram com a unificação de plataformas em um único equipamento que traga soluções práticas e eficientes, como as smart TVs. 

eSports

Quem ainda não conhece este universo, vai precisar começar a se familiarizar com ele. ESports são campeonatos de vídeo game, nos quais os jogadores atuam como atletas de alta performance, testando os seus limites de agilidade e raciocínio lógico. As competições já são transmitidas em plataformas online e canais como a ESPN.

De acordo com dados da Newzoo, agência especializada na modalidade, o mercado de eSports deve fechar o ano com um crescimento de pelo menos 15%, com um público global de mais de 450 milhões de pessoas. Esta é uma vertente do marketing digital ainda pouco explorada no Brasil, para a qual as empresas já devem começar a se preparar.

Para saber como se programar para as transformações do marketing digital, conte com uma equipe especializada e atualizada com as principais tendências do setor. Pra saber mais, é só vir conversar com a gente ;)

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