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PLUGGED • 10/12 • Marketing Digital

Tendências de Marketing Digital para 2019

Por
Paula Leão
Depois de anos tão intensos para o Marketing Digital, a gente não vê a hora de saber o que nos aguarda neste futuro não tão distante, não é? Além disso, as listas de tendência são um dos clássicos de fim ano, figurando como estrelas do ladinho das retrospectivas. Vamos falar de novidade! Em um mercado que muda a cada segundo como o nosso, é sempre válido estar atento não só no que os clientes precisam e no que o seu concorrente faz. Tornar-se um antecipador de tendências que ainda não se popularizaram é uma excelente estratégia de negócio e de diferenciação. Antes de cair nas dicas de ferramentas e estratégias mais específicas, vamos olhar para o mercado de uma maneira geral. Segundo o último relatório anual Visual Networking Index (VNI) da Cisco, em 2022, haverá mais tráfego nas redes globais do que em todos os “anos de internet” anteriores até ao ano de 2016. Em outras palavras, será criado mais tráfego em 2022 do que nos 32 anos que passaram desde a criação da internet. É nesse momento que a gente fica aliviado por saber que o Marketing Digital ainda tem muito para crescer. Até 2022, 60% da população global serão utilizadores da internet. Mais de 28 mil milhões de dispositivos e conexões serão online. E o vídeo preencherá 82% de todo o tráfego IP. Como conquistar a audiência desses novos usuários? A Smart Insights, que todos os anos faz um estudo sobre os temas de marketing mais importantes, apontou algumas tendências que foram organizadas em torno dos 5 pilares principais do marketing:
  • audiência e proposta de valor;
  • UX, conteúdo e comunicações;
  • otimização das melhores práticas nas plataformas;
  • gerenciamento da marca, pessoas e processo;
  • tecnologia de marketing, dados e insights.
No estudo completo, os pilares foram desmembrados com suas respectivas tendências e megatendências. Entre elas, fica evidente que é essencial que os planos de Marketing levem em conta as necessidades, desejos e características dos clientes. Portanto, é preciso entender melhor o público-alvo e criar conteúdos que possuam uma real proposta de valor digital para envolver a audiência. Nesse contexto, duas novas mega tendências prometem uma grande oportunidade de exploração: o aumento do número de smartphones e do uso de interfaces de conversação do usuário. Dentro das interfaces de conversação não podemos deixar de considerar os chatbots, suporte de softwares supervisionados e dispositivos de pesquisa controlados por voz. Já no campo de experiência do do usuário (UX), o relatório destacou tendências como a manutenção de um design responsivo, além de conteúdo e inbound marketing. Um outro ponto interessante é o aprendizado de máquina e inteligência artificial para envolver, persuadir e atender clientes. A inteligência artificial, que vem sendo tão discutida nos últimos anos, está começando a cumprir sua promessa e evoluiu para o estágio em que as marcas estão desenvolvendo bots que dão assistência ao consumidor.

É necessário inovar

Seja qual for a área de atuação da sua empresa, é necessário inovar. Afinal de contas, o mercado muda, e nós, como empresas, precisamos acompanhar essas mudanças. Mesmo que você considere que suas estratégias atuais são boas, lembre-se de que diante de um cenário de transformação digital e de um mercado em que a tecnologia toma cada vez mais espaço, é preciso considerar a utilização de novas alternativas. Quer mudar o posicionamento da sua empresa? Deseja saber como essas tendências podem ser aplicadas no seu negócio? Entre em contato com a Volts e conheça mais sobre o nosso trabalho.
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