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PLUGGED • 23/07 • Marketing Digital

Plano de mídia: entenda como funciona

Por
Gislaine Xavier

Certamente, você já deve ter encontrado na internet conteúdos que dizem que para o seu Instagram crescer de verdade é preciso postar todos os dias. Que o vídeo é a tendência do momento e dos próximos anos no Marketing Digital. E ainda, que sem os anúncios no Google o seu negócio não vai para frente. Sabendo disso, neste post queremos alertar você de que sem um plano de mídia, conhecimento do público e inteligência de mercado, nada disso vai trazer o resultado que você espera e por isso vamos mostrar como realmente funciona.

O que é e qual a importância de um plano de mídia

Você já reparou o que as pessoas fazem ao receber panfletos em semáforos ou locais públicos? Algumas amassam, outras acumulam dentro do carro ou descartam na primeira lixeira. Isso acontece por que o público que está descartando o panfleto não se interessa pelo conteúdo oferecido.

Em outras palavras, aquelas pessoas não possuem necessidades ou problemas que possam ser resolvidos por aquele serviço ou produto. Essa situação pode se repetir nas mídias sociais, quando há um grande volume de postagens, mas sem qualidade ou segmentação correta.

Por isso é tão importante ter plano de mídia. Ele é a ferramenta que vai  indicar os melhores meios, plataformas e formatos para fazer com que o seu produto ou serviço atinja o seu público-alvo. Nele são mapeadas métricas importantes como alcance, volume e custo-benefício, assim como as melhores estratégias digitais para divulgar a mensagem certa, no momento certo, para o perfil de cliente ideal para o seu negócio. 

Por onde começar ?

Antes de criar o seu plano de mídia, é necessário analisar aspectos que fazem a diferença para o resultado da estratégia. 

A primeira coisa a se fazer é uma pesquisa de mercado, analisando o segmento do seu negócio, conhecendo as principais oportunidades, os cuidados que precisa ter, quais mídias seus concorrentes estão investindo e quais são seus resultados obtidos. A fim de apostar nas mídias certas de acordo com os objetivos da sua campanha.

Em segundo lugar, considere o branding no plano de mídia, afinal é ele que define qual o posicionamento de marca e a imagem da empresa no mercado. Assim, você deixa os valores, os objetivos e a gestão da marca alinhados ao seu plano de mídia.

Depois, determine quem você quer alcançar através dos canais de mídia. Para isso, o ideal é criar personas e analisar atentamente cada perfil, comportamento, atividades e interesses, para buscar os canais compatíveis com a sua audiência. Dessa forma, você consegue escolher aqueles que estão presentes no dia a dia do seu público-alvo, além de saber quais são os melhores horários e dias da semana para atingi-los.

Criando o seu plano de mídia

Com a análise de mercado, de branding e o público-alvo definidos pode colocar às mãos à obra e criar o seu plano de mídia, mapeando os seguintes pontos estratégicos:

Orçamento

Antes de mais nada, encontre o custo-benefício ideal. Nesse momento, a ajuda de um profissional de mídia é fundamental,  pois ele vai saber eliminar as mídias que pesam no orçamento e trazem pouco retorno. E priorizar os canais mais segmentados e que garantem uma audiência selecionada.

Nem sempre a verba disponível para mídia é a quantidade ideal, para cobrir todos os canais desejados. Por isso, é preciso experiência para otimizar esse valor e negociar os espaços com os canais, obtendo vantagens e descontos ao fechar mais anúncios. Ao compreender os objetivos de campanha, ele poderá definir com exatidão critérios essenciais como alcance, frequência e continuidade das mídias, de acordo com os resultados que a empresa espera.

Produto

Já falamos de verba, então é hora de pensar no seu produto ou serviço, os pontos fortes, fracos e diferenciais que ele oferece. Além disso, é importante saber como os consumidores utilizam a  sua solução, a percepção de valor, para selecionar mídias coerentes com esse contexto de consumo no seu plano de mídia.

Objetivos 

Defina bem os seus objetivos. Por exemplo, se o objetivo é aumentar as vendas do seu produto, os veículos devem ser escolhidos com base no potencial de influência na decisão de compra do público-alvo. Já, se o objetivo é reposicionar a marca, os canais devem ser selecionados com base na capacidade de inspirar e fixar os valores da marca na cabeça da sua audiência.

Estratégia

A partir dos objetivos de campanha, você poderá definir critérios essenciais como alcance, frequência e continuidade das mídias, de acordo com os resultados que você espera para o seu negócio. No caso, se for uma campanha de lançamento de produto, a frequência e linearidade serão essenciais para destacar a novidade, até passar para a fase de sustentação.

Por outro lado, se for uma campanha sazonal, as veiculações devem se concentrar em um período menor, com o máximo de alcance possível. Assim como, com os objetivos alinhados à estratégia você poderá definir onde concentrar mais esforços na comunicação.

Cronograma de mídia

Após a definição de objetivos, você pode construir o cronograma do seu plano de mídia. Ele estabelece os dias, horários e períodos de veiculação no Instagram, Facebook, Linkedin e demais canais. Procure criar um formato de agenda. Utilize cores e recursos visuais para você visualizar a distribuição geral de conteúdos e identificar qualquer lacuna no espaço da campanha.

Acha que acabou? 

Estamos apenas começando, porque depois de criar o plano de mídia vem a execução da estratégia. Ela contempla a criação de conteúdo e layout dos posts e dark posts, geolocalização, segmentação de público, impulsionamentos e muito mais. São tantas ações que já temos assunto para o próximo post, mas antes nos permita ajudar.

Como podemos ajudar

Como você pode ver, não é basta sair distribuindo posts por aí. O trabalho nas mídias sociais exige profissionalismo e experiência. E nós queremos ajudar você. Somos a Volts, uma agência especializada em Marketing Digital. E podemos mostrar para você, que investir de forma pontual com qualidade, pode gerar mais resultados, que uma criação de conteúdo frenética de baixa qualidade.

Mais que isso, podemos criar o plano de mídia perfeito para o seu negócio,  executar todos os pontos estratégicos citados acima. Otimizando a sua verba da campanha para que você possa obter resultados melhores gastando menos.

E ainda, conseguimos distribuir a sua verba de forma eficiente para atingir o máximo de pessoas por mais tempo. Levando em conta as personas e a duração da campanha alinhadas aos seus objetivos. E estamos prontos para potencializar o seu negócio. Vamos conversar?

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