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PLUGGED • 24/04 • Marketing Digital

Como fazer a gestão da sua equipe a distância

Por
Gislaine Xavier

Com o passar do tempo, a forma como trabalhamos e nos relacionamos profissionalmente vem se transformando. Hoje o formato remoto de trabalho já é uma realidade, mas você está pronto para fazer a gestão da sua equipe a distância? Gerenciar remotamente é mais que instalar ferramentas e permitir que que as pessoas trabalhem de casa é preciso instaurar uma cultura baseada em confiança, propósito e autonomia.

Construção de uma relação de confiança é um dos principais pilares do trabalho do remoto. Ela só faz sentido quando há propósito e acaba gerando a autonomia que é uma vantagem que as novas gerações buscam em um ambiente de trabalho. 

A confiança precisa estar no DNA da  sua empresa, a começar pela liderança. A liderança da sua empresa precisa estar confortável em ter um comportamento diferente do tradicional, que pede controle de tudo. Senão de nada adianta contratar pessoas que tem autonomia e todas as habilidades para o trabalho remoto.

E por falar em contratar, a liderança precisa estar atenta desde as primeiras conversas e testes que podem apontar indícios de que a pessoa irá somar na equipe ou não. Se você não conseguir estabelecer uma relação de confiança desde a contratação, já é um sinal de que a relação de trabalho pode não fluir.

Daily  Meeting

Tecnologia a favor da gestão

Quando se tem pessoas da sua confiança no seu time, o primeiro passo já foi dado. O próximo é usar a tecnologia a seu favor, para estabelecer um canal de comunicação entre a equipe. Algumas opções são:

  • Slack
  • Skype
  • Basecamp
  • Asana

O mesmo deve ser feito  para gerenciar os projetos, porém existem outras ferramentas, que possibilitam listar tarefas, atualizar  e tornar o status visível a todos como: Trello, Basecamp, Wrike, Asana, Flow, Runrun.it entre outros. Já para reuniões com clientes, conversas de alinhamento com o time ou feedback individual recomenda-se o Skype, Zoom e Hangouts.

Além de estabelecer a comunicação, como gestor, você precisa garantir que o time acesse às informações e materiais dos projetos. Para isso, conte com o  armazenamento em nuvem para disponibilizar o que as pessoas precisam para gerar os resultados que você espera.

Mais que recursos tecnológicos, o que deve ser instalado no dia a dia das pessoas da sua empresa é a cultura da confiança, do contrário o trabalho remoto não vai funcionar de forma saudável.

Confiança aliada ao propósito da empresa

O Great Place To Work define a cultura de alta confiança como aquela cultura que os funcionários acreditam que eles são tratados com respeito, como pessoas e profissionais. Quando eles acreditam que o local de trabalho é justo e quando os líderes dão credibilidade.

Ou seja, a grande verdade é que para o trabalho remoto funcionar bem na sua equipe a empresa precisa aliar confiança a um propósito forte, pois é esse propósito que acaba conectando as pessoas aonde quer que elas estejam. E para que esse propósito seja forte, ele precisa ser constantemente relembrado para equipe e o líder tem esse papel. 

Se o líder não deixa claro qual o propósito da empresa, o porquê está todo mundo trabalhando ou ainda não consegue reforçar a importância da causa, as pessoas não terão as duas coisas fundamentais para se comprometer em: inspiração pelo líder e motivação necessária para gerar os resultados para empresa.

Mais importante do que as tarefas que precisam ser executadas é ter clareza do motivo delas existirem. Então, tenha um propósito claro, fragmente em pequenos desafios e compartilhe. Quem sabe gravar um vídeo selfie ou um storytelling animado, dividindo o objetivo a ser atingido dentro de um determinado período, seja uma maneira de estimular a equipe.

Tenha certeza de que se as pessoas estão conectadas ao propósito da sua empresa, a sua gestão se torna muito mais tranquila. Porque quando as pessoas acreditam nele, você nem precisa ficar cobrando. Elas fazem o melhor que podem, porque querem ver o propósito se concretizando e o impacto acontecendo na sociedade. 

Pessoas como Martin Luther King Jr. e Steve Jobs começaram pelo porquê. Começar pelo porquê vale tanto para os pequenos como para os grandes negócios. Quando se começa pelo porquê as pessoas escolhem seguir um propósito. O livro Comece pelo Porquê - Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir de Sinek, Simon pode ajudar a ir mais a fundo nessa questão.

leadership

Você delega tarefas ou oferece desafios para sua equipe?

Um bom líder lança desafios. Assim ele consegue estimular autonomia. A medida que é dada a autonomia para as pessoas participarem da estratégia da empresa e trazerem novas ideias, a confiança vai se solidificando. E assim que as pessoas percebem que tem espaço para serem proativas sem precisar ficar pedindo autorização para tudo, o engajamento vai aumentando.

Então, o que você pode fazer para promover a autonomia dos processos internos é elevar o nível de participação das pessoas desde a elaboração de um planejamento até o dia a dia de um projeto. 

Uma boa estratégia é realizar uma daily meeting, reunião técnica diária de no máximo 15 minutos, com objetivo de repassar as atividades do dia anterior e planejar o dia de trabalho que se inicia. Quando uma equipe adota o daily meeting, passa a ter informações suficientes para se organizar e colaborar ainda mais. Além de ter a oportunidade de entender como o seu trabalho se relaciona com o trabalho dos demais colegas. É um método ágil, em que você ganha mais confiança no time e o time ganha mais autonomia.

Como fazer a gestão da sua equipe e aumentar a sua captação de leads ao mesmo tempo

O trabalho remoto deixa muito evidente que para fazer a gestão da sua equipe a distância é preciso de confiança, propósito e autonomia. E isso tudo só acontece com a ajuda de tecnologias adequadas, tanto para gestão da equipe, como para fazer o marketing digital do seu negócio. 

Ao mesmo tempo que você precisa estar conectado com a sua equipe, a sua empresa precisa estar conectada com os seus clientes. Com as estratégias corretas de marketing digital, você poderá alcançar todos os seus clientes e conquistar novos em um raio que contemple sua região e redondezas. Também não há hora para ter interações: o seu público deve ter acesso ao seu conteúdo 24 horas por dia, como? Com as tecnologias que estão estão ganhando espaço no mundo do marketing digital e podem aumentar a sua captação de leads. Você deve estar pensando: ok, mas por onde eu começo? A Volts te explica tudinho. Vamos conversar?

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