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PLUGGED • 13/04 • Marketing Digital

Como fortalecer o relacionamento com o cliente em tempos de COVID-19

Por
Gislaine Xavier

Com a recomendação do Ministério da Saúde de que as pessoas fiquem em casa durante a pandemia, muitas empresas suspenderam suas atividades momentaneamente e adotaram o formato home office. O grande desafio é manter a proximidade com o cliente em meio ao distanciamento social. Sabendo disso, nós queremos dividir com você algumas dicas de como fortalecer o relacionamento com o cliente em tempos de COVID-19.

Sua empresa conectada aos seus clientes

Segundo as principais operadoras de telefonia do país, houve um aumento de 40% no consumo nas redes domésticas durante as primeiras semanas de distanciamento social. Sites de streaming de vídeo, games e conteúdo de entretenimento, por exemplo, já registram uma quantidade maior de acessos. 

Seja pela ociosidade ou pelo trabalho home office, o fato é que há mais pessoas dentro de suas casas e conectadas neste momento. E se o consumidor passa maior parte do tempo na internet, é lá que a sua empresa precisa estar.

As principais redes de relacionamento 

Você não sabe qual o melhor canal para estruturar a comunicação da sua empresa? Nós temos a resposta. Com certeza, as redes sociais estão no topo da lista das estratégias de marketing de relacionamento. Hoje, só no Brasil, mais de 65% da população já é usuária das redes sociais, isso antes da quarentena, imagine durante. Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter, descubra em qual dessas redes o seu público está e aumente a visibilidade da sua marca neste espaço.

Pessoas conectadas às redes sociais

Por conhecer e saber onde seu público-alvo está, grandes marcas têm até criado playlist no Spotify durante a quarentena. Outras que tem um público ainda mais jovem estão apostando no Tik Tok. De uma ou outra forma essas empresas serão lembradas.

Relacionamento é parceria

Assim como os demais, o relacionamento com o cliente deve ser baseado no respeito, na empatia e na confiança. Sua empresa precisa estar alinhada com a realidade dos seus clientes. Sendo assim, exceto que você trabalhe com produtos essenciais do momento, como alimentos e produtos farmacêuticos, não crie campanhas de ofertas achando que vai vender. Diante do cenário atual, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde do que em consumir produtos. 

Neste momento, é importante se relacionar com os clientes, fazer branding, geração de leads, mas com uma dose maior de empatia, com conteúdos que façam sentido para o seu público-alvo.

Relacionamento positivo com o cliente

Uma boa fonte de conteúdo é o blog pois é uma ferramenta extremamente importante em qualquer empresa que preze por resultados no meio digital. Não sabe o que postar no blog? Ofereça dicas, mostre conhecimento no seu nicho de mercado, publique ações da sua empresa e assuntos que gerem curiosidade ao público. Além de ganhar visibilidade, você torna a sua empresa autoridade no seu segmento. 

Lembre-se, quanto mais você prova para o seu cliente que entende do que ele precisa, mais confiança e credibilidade ele vai depositar na sua empresa. Isso tudo se torna ainda mais interessante quando acompanhado de estratégias de SEO (estratégias de otimização para resultados orgânicos), que a médio e longo prazo garantem um bom posicionamento no Google e contribuem para a lembrança de marca, aquisição de leads e geração de novos negócios, para depois que essa pandemia passar.

Vamos fortalecer o relacionamento com o cliente em meio ao COVID-19?

Enquanto a pandemia não passa, muitas empresas no Brasil e no mundo estão se mobilizando para ajudar as pessoas a atravessarem este momento com o menor impacto possível. Os sistemas de comunicação Google Meet e plataforma Zoom ampliaram a capacidade de usuários simultâneos para encurtar distâncias, por meio de reuniões online.

E sua empresa, de que forma pode ajudar?

Quem sabe a sua empresa possa contribuir na confecção de máscaras, de EPIs para as equipes de saúde, criando algum método que torne o regime de home office ainda mais produtivo. Ah, você já tomou medidas preventivas e está com projetos em andamento, apenas não comunicou? Então não perca tempo, pois os seus clientes esperam da sua marca um posicionamento neste momento. 

Mais do que nunca você precisa mostrar o que a sua empresa está fazendo em meio a crise. Além de tornar transparente as suas ações, você pode estimular o mercado a agir com a mesma responsabilidade e consciência.

Publicar ou enviar para os clientes informações de fontes seguras sobre a prevenção da doença é uma ação simples, mas quando executada com profissionalismo, pode alcançar e engajar a muitos. Dessa forma você contribui socialmente com a situação, além de fortalecer o relacionamento com o cliente e reforçar a imagem da sua marca, que vai colher bons frutos quando essa crise acabar.

Para todas as situações acima, a VOLTS pode pensar estrategicamente, para que durante e depois da crise do coronavírus a sua marca seja vista e lembrada do jeito certo. Vamos conversar?

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