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PLUGGED • 09/10 • Marketing de Conteúdo

Melhores práticas para se sobressair na web e promover bem os conteúdos

Por
Tanara Fagundes

Nos dias de hoje, muitas empresas acreditam que o marketing de conteúdo se limita ao momento em que o post é publicado. Porém, depois da publicação, existe todo um trabalho para atrair visitantes e fazer com que o conteúdo chegue em mais pessoas. A máxima é simples: quanto mais visitantes do seu público-alvo você conseguir atrair, mais resultados o conteúdo pode trazer.

A promoção de conteúdo nada mais é do que por em prática estratégias de divulgação dos conteúdos produzidos para aumentar seu alcance e, com isso, as chances de gerar resultados. Essas técnicas podem ser utilizadas para promover o alcance de blogposts, ebooks, vídeos, webinars, pesquisas ou qualquer outra publicação que mereça mais visibilidade.

A promoção de conteúdos é de extrema importância porque, mesmo que você tenha produzido algo sensacional, a internet está cheia de conteúdos para ler, assistir e consumir. A disputa pela atenção das pessoas é acirrada, então não é prudente ficar esperando apenas que o Google divulgue sua página no buscador. Apesar de o SEO trazer bastante tráfego orgânico, é preciso criar estratégias para que seu conteúdo apareça para o mundo.

A importância da promoção de conteúdo é tão grande que alguns profissionais recomendam a regra 80/20 no Marketing de Conteúdo. Essa regra diz que você deve dedicar apenas 20% do seu tempo para a produção de conteúdos, enquanto os outros 80% vão para a promoção. É bem diferente do que as empresas costumam fazer, não é? Nesse sentido, promover conteúdos tende a valer mais a pena do que criar novos conteúdos. Portanto, se você tem conteúdos incríveis com potencial para conquistar mais pessoas, vale a pena se dedicar a promovê-los.

Quais são as melhores táticas para promoção de conteúdo?

1.   Divulgação nas redes sociais

Já é de conhecimento geral que as redes sociais têm um alto poder de alcance e engajamento. Por isso, elas acabam sendo uma excelente fonte de promoção de conteúdo. Comece pelos seus próprios canais (owned media). Na sua página do Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, você pode publicar os conteúdos que tenham mais afinidade com o público de cada rede.

A atuação da sua marca deve ser consistente dentro de todas as redes, mas também é preciso ser flexível para adaptar os conteúdos ao perfil de cada plataforma.

No Instagram, por exemplo, você pode apresentar as principais informações de um ebook de maneira visual para despertar interesse, enquanto o público do LinkedIn aceita melhor os textos.

No Facebook e no LinkedIn, você também pode interagir em grupos sobre a sua marca ou área de atuação. Mas é essencial que você utilize o grupo para se relacionar com as pessoas, não apenas divulgar links. Os conteúdos promovidos devem sempre ter valor para elas.

Outra maneira de “bombar” a promoção de conteúdo nas redes sociais é incentivar a mídia espontânea (earned media). Faça com que seus conteúdos se espalhem no boca a boca dos usuários. Botões de compartilhamento no site e CTAs que incentivem o compartilhamento servem para isso.

Para completar a promoção de conteúdo nas redes sociais, só faltam os canais pagos (paid media). Aqui você pode patrocinar posts que levem o público — segmentado de acordo com a persona da estratégia — aos seus conteúdos mais relevantes.

2.   Publique novos posts e atualizações na página inicial

O seu próprio site também pode ser um poderoso canal de promoção de conteúdo. Para aumentar a visibilidade, você pode divulgá-lo na sua maior vitrine: a página inicial do site.

Essa posição do site costuma ter grande visibilidade para novos visitantes, que estão conhecendo a sua marca ou buscando informações sobre ela. Então, quando um conteúdo de qualidade aparece para esse público, você consegue engajá-lo.

Linkar um conteúdo na primeira página também é uma técnica de SEO. Essa medida mostra ao Google que aquele conteúdo é importante na hierarquia do site e, assim, a página ganha pontos no rankeamento.

Para novas publicações, essa medida é importante também para que os robôs do buscador indexem o conteúdo com mais agilidade. Vale lembrar: para receber tráfego da busca orgânica, o conteúdo precisa estar indexado e bem rankeado.

3.   Faça Guest Posting

Assim como os comentários, guest posts também ficaram com má reputação porque muitas pessoas abusaram deles para ganhar backlinks. No entanto, quando essa estratégia é bem-feita, pode trazer ótimos resultados na promoção de conteúdo. Guest posting bem-feito significa:

  • Encontrar blogs parceiros que tenham afinidade com a sua audiência;
  • Produzir um conteúdo único para cada parceiro, sem replicar em outros blogs;
  • Incluir links relevantes e contextualizados no artigo, sem forçar a barra.

Dessa forma, você consegue conquistar o leitor do blog parceiro e promover seus conteúdos para uma nova audiência. Agora você já sabe a importância da promoção de conteúdo e como traçar as estratégias e táticas para isso. Deixar os seus conteúdos parados depois de publicá-los significa deixar várias oportunidades para trás.

Então, vá atrás do seu público para ter ainda mais resultados no Marketing de Conteúdo.

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