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PLUGGED • 07/05 • Conversão

Como o Inbound Marketing pode aumentar métricas de engajamento

Por
Mayara Pabst

Trabalhar com plataformas digitais é envolver, cativar e engajar pessoas. E se há um conceito extremamente alinhado com essa linha de atuação é o Inbound Marketing. De acordo com dados da iMedia Connection, pelo menos 60% dos consumidores que seguem conteúdos de uma marca apresentam uma visão mais positiva sobre a mesma a partir dessa interação.

Considerando o pressuposto de que este é um conteúdo de qualidade, o Inbound Marketing pode aumentar métricas de engajamento, expandir o número de leads qualificados, gerar mais vendas e levar sua empresa aonde ela quer chegar. E por onde começar? Antes de mais nada, é preciso entender o conceito.

O que é o Inbound Marketing

Diferente das estratégias mais tradicionais de marketing, no Inbound a empresa não vai atrás de clientes (pelo menos não diretamente). Ao explorar canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais, essa estratégia instiga o cliente a procurar pela empresa. Dessa maneira, podemos definir o Inbound Marketing como o conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.

O conceito surgiu oficialmente nos Estados Unidos, começou a se popularizar em 2009 e, desde então, vem convencendo milhares de empresas a apostarem em conteúdo qualificado. De acordo com o relatório Content Trends 2018, 73% das empresas brasileiras adotam técnicas de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo e 61,8% das que não adotam pretendem apostar nessa linha de atuação no futuro. Este é o caminho sem volta do engajamento por meio de material relevante e qualificado.

Inbound Marketing e Marketing de Engajamento

As duas estratégias andam de mãos dadas e complementam-se. Enquanto o Inbound tem foco na atração por meio de materiais relevantes, o Marketing de Engajamento trabalha com os resultados desta atração. Ou seja, a partir do momento que a atenção de um seguidor é captada, a tendência é que ele sinta-se muito mais a vontade para comentar, compartilhar e interagir com determinado feed.

O engajamento significa que alguém está disposto a ouvir a sua empresa e o seu trabalho é fomentar essa interação, a fim de alcançar objetivos estratégicos enquanto entrega informações de valor.

Inbound Marketing relacionado a métricas de engajamento

Para captar um usuário, você precisa produzir conteúdos que agradam, agregam e constroem uma relação de confiança. Aumentar métricas de engajamento serve como parâmetro para o sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing e está diretamente relacionado ao tempo que um usuário passa na página de sua marca, ao número de interações e ao nível de interesse do usuário de um modo geral. Oferecer qualidade em produtos ou serviços é o primeiro passo nesse processo, mas há outros elementos que merecem atenção.

O planejamento no Inbound Marketing é essencial para aumentar métricas de engajamento
  • Conteúdos relevantes: além de reunir informações interessantes e materiais informativos, pense em assuntos atrativos para o seu público. Todo conteúdo deve ser pensado de olho no destino final: o seu cliente.
  • Boa experiência do usuário (UX): sua missão é garantir que o material disponibilizado seja totalmente compreendido pelo cliente, a ponto de antecipar eventuais dúvidas e evitar confusões. E com menos problemas, há maiores índices de satisfação e engajamento.
  • Nutrição de leads: se você conseguiu captar um potencial cliente, não pode perdê-lo. Portanto, precisa criar um fluxo de materiais tão bons quanto o primeiro, para que o usuário continue interessado em seu conteúdo.
  • Relacionamento e confiança: essas características resumem bons resultados a longo prazo em práticas de Inbound Marketing. Ao criar uma relação de confiança com o usuário, ele pode se tornar o melhor promotor dos produtos e serviços prestados por sua empresa.

Boas taxas de engajamento reflete em índices que vão desde a melhoria da experiência de usuários em redes sociais ao aumento de vendas. Se a sua empresa pensa em alcançar resultados positivos nesses setores, é o bom começar a pensar Inbound.

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