Menu
Rua Otto Benack, 300 - Sala 2
Bom Retiro - Joinville / SC Ver No Mapa
PLUGGED • 10/09 • Marketing de Conteúdo

6 Ferramentas gratuitas para estimular a criatividade

Por
Paula Leão

Muita gente acredita que criatividade é um dom, ou você nasce com isso ou está fadado a ser uma pessoa não criativa por toda a eternidade. Ainda bem que na realidade isso não funciona assim. A criatividade é uma habilidade que pode (e deve) ser trabalhada. Confira 4 ferramentas gratuitas para estimular a sua criatividade.

No livro Roube Como um Artista, Austin Kleon, entende que todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Como nada é totalmente original, isso nos dá uma perspectiva interessante sobre referências. A criatividade é extremamente estimulada pelos conteúdos que consumimos. Afinal de contas, somos talhados e moldados por aquilo que amamos, como disse sabiamente Goethe.

Muito desse baú de referências já começa na infância. Filhos que tiveram pais leitores, por exemplo, possivelmente também desenvolveram uma grande paixão pela leitura (sim, ninguém nasce gostando de ler). Seja qual for a sua profissão, redator, designer, ou desenvolvedor, antes de qualquer coisa, você precisa ser um Cool Hunter e aprender a perceber, mapear, detectar e construir seu próprio repertório pessoal de cultura e informação.

Veja 6 ferramentas gratuitas que separamos para estimular a sua criatividade e encher a sua bagagem de referências.

Headspace

Meditação? Sim. Antes de receber uma quantidade significativa de informações, você vai precisar preparar a sua mente para isso. Como o próprio criador do aplicativo ensina, Andy Puddicombe, meditar não é sobre parar de pensar, se libertar de emoções negativas ou, de alguma maneira, controlar a mente.

A prática, na verdade, conduz a pessoa a dar um passo para trás e observar seus pensamentos indo e vindo com clareza. Uma espécie de organização na bagunça que é a nossa mente. 10 minutinhos diários vão te ajudar a estar mais preparado para receber informações que podem estimular a sua criatividade.

Pinterest

Atire a primeira pedra quem já não passou um tempo considerável apenas navegando no Pinterest sem qualquer objetivo específico. Conhecido como um “catálogo mundial de ideias”, o Pinterest está se tornando, a cada dia, mais popular entre os criativos em geral. Artesãos, profissionais de moda, publicidade, gastronomia e muitos outros, têm na rede a sua fonte de inspiração. São mais de 200 milhões de usuários ativos, com cerca de 80% desse público do gênero feminino.

Entre receitas, tutoriais de maquiagem, inspirações de looks, frases, o Pinterest é uma ferramenta perfeita e super útil para a inspiração e também para exercitar o autoconhecimento, afinal, com o uso contínuo, é possível perceber um certo padrão entre o que gostamos e não gostamos.

Behance

O Behance é uma plataforma da Adobe conhecida como a maior comunidade criativa online do mundo. Essa espécie de portfólio digital para designers, ilustradores e outros profissionais de criação, além de exibir, também é uma excelente fonte para descobrir trabalhos criativos e fornecer referências no processo de pesquisa de um projeto.

Como é alimentado constantemente pelos usuários, possui um feed que vive se atualizando, com uma infinidade de artefatos criativos para os mais diversos segmentos.

Dribbble

Seguindo o mesmo princípio do Behance, o Dribbble é uma comunidade para designers, na qual existe o compartilhamento de trabalhos e a troca de feedbacks. Qualquer pessoa pode se inscrever e começar a curtir e seguir o trabalho de outras pessoas, porém, para postar seus trabalhos é necessário que você seja convidado por um usuário que já faça parte da rede. Contudo, o Dribbble distribui convites ocasionalmente para seus players (usuários com acesso total), limitando assim a quantidade de usuários e mantendo um certo grau de qualidade dentro da plataforma.

Ad Filter

Calma, a gente não é contra anúncios e não estamos recomendando que você saia por aí bloqueando tudo. O Ad Filter é uma ferramenta feita para filtrar esse tipo de conteúdo. Em vez de assistir anúncios aleatórios, com o Ad Filter você pode selecionar apenas anúncios premiados pela D&AD: Global Association for Creative Advertising & Design Awards, criadora do recurso.

Sabe quando a gente vê algo e pensa: “poxa, eu queria ter pensado nisso antes”. É esse tipo de conteúdo que você vai assistir despretensiosamente enquanto espera um vídeo no YouTube carregar. Com essas inspirações, o nosso repertório vai aumentando e aquelas ideias inesperadas (no banho, sabe?), começam a aparecer com mais frequência.

Leia

A leitura nem sempre é uma ferramenta gratuita, mas pode ser se você começar pedindo os livros dos seus amigos emprestados (devolva, por favor) ou na biblioteca da faculdade, por exemplo. Como já falamos aqui, a leitura é um hábito e como tal, precisa ser desenvolvido. Comece com micro metas diárias e deixe as coisas fluírem no seu próprio ritmo.

Um ótimo material para inserir o hábito da leitura na sua vida são as revistas. Além de serem extremamente visuais, são construídas com um trabalho de curadoria incrível feito por profissionais. Rabisque suas frases favoritas, cole post its, pesquise coisas que você não sabe e explore! Uma leitura bem aproveitada nunca termina quando a página acaba. Ah, uma ótima dica também é o livro Roube Como um Artista, que citamos no comecinho do texto. Essa leitura tem mudado a maneira como as pessoas veem a criatividade e nós recomendamos com força.

Siga a @voltsdigital no Instagram para acompanhar um pouquinho do nosso dia a dia criativo!

Para saber mais sobre a gente, clique aqui e conheça as nossas soluções em Marketing Digital e como podemos ajudar a potencializar suas vendas.

Compartilhe este post:
Vamos Começar um Orçamento? Como Podemos Ajudar?