Menu
Rua Otto Benack, 300 - Sala 2
Bom Retiro - Joinville / SC Ver No Mapa
PLUGGED • 12/08 • Instagram

Por que sumiram as curtidas do Instagram?

Por
Mayara Pabst

Teve gente que não acreditou, teve gente que nem percebeu, mas quase todo mundo acabou sendo impactado (pelo menos no Brasil). A visualização do número de curtidas nos posts do Instagram sumiu e muita gente ficou sem saber como reagir. Como assim não tem mais curtidas? E afinal, por que sumiram as curtidas do Instagram? Calma, que a gente explica.

Antes de mais nada é preciso saber que, segundo o próprio Instagram, essa mudança pode ser temporária, já que oficialmente é apenas um teste. A medida foi colocada em prática primeiro no Canadá e desde o dia 17 de julho está ativa no Brasil.

A verdade é que o número de curtidas não sumiu, mas está, agora, somente disponível para o gerenciador da página. Ou seja, ao fazer um post na rede social você terá acesso ao número de curtidas, mas não os seus seguidores. A medida vai ao encontro de um ambiente virtual menos tóxico e competitivo no Instagram.

Afinal, por que sumiram as curtidas?

De acordo com o Instagram Brasil, o teste foi iniciado para incentivar os usuários a se concentrarem mais no conteúdo que é compartilhado e menos na quantidade de curtidas que recebem. “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias".

Já apontada como a rede social mais prejudicial à saúde mental de jovens, dessa vez o Instagram recomeça a remar contra a maré e subtrai da equação um dos instrumentos de maior pressão na internet

O número de likes sempre esteve atrelado ao índice de aceitação dos conteúdos e impacta de forma maior a rotina de pessoas que trabalham diretamente com a rede, como influenciadores

De que forma a mudança impacta as redes sociais de sua empresa?

A verdade é que para perfis empresariais pouco coisa vai mudar. Você ainda terá acesso aos dados das curtidas e poderá comparar o número de curtidas de cada post, como uma métrica de sucesso. Como as curtidas não aparecem mais para o usuário, contudo, é possível que o número diminua, em comparação com meses anteriores.

Isso pode acontecer porque a tendência é que o “comportamento de manada” desapareça. Ou seja, as pessoas vão deixar de curtir uma publicação porque todo mundo está curtindo e só vão realmente curtir se conseguirem se identificar com o seu conteúdo.

Qual estratégia adotar a partir de agora?

Agora que o número de curtidas tornou-se uma métrica ainda mais vazia, é importante focar em outras, que demonstram o verdadeiro engajamento dos seguidores de sua página. Mesma antes da mudança, os comentários já eram mais valorizados pelos algoritmos das redes sociais e a partir de agora irão valorizar ainda mais. 

Mais do que nunca, é importante produzir conteúdos originais e autênticos, que conversem com a sua audiência. Essa é uma das premissas do Marketing de Conteúdo, uma das vertentes do marketing colocada em prática em estratégias desenvolvidas pela Volts Digital. Quer saber como criar estratégias certeiras e arrasadoras para redes sociais? Então entre em contato conosco.

Compartilhe este post:
Vamos Começar um Orçamento? Como Podemos Ajudar?