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PLUGGED • 09/12 • Instagram

Os principais recursos do Instagram Stories para empresas

Por
Mayara Pabst

Lembra quando o Instagram Stories foi lançado? Ele surgiu em 2016, como uma “cópia” do Snapchat, e muita gente achou que não iria pegar. De lá pra cá, o aplicativo não só “pegou” como se tornou um fenômeno com mais de 500 milhões de usuários diários e uma rede de seguidores fiéis pelo mundo. 

Muito além do simples entretenimento, contudo, o aplicativo tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing. Por isso decidimos compartilhar com você os principais recursos do Instagram Stories para empresas. Entenda como o seu negócio pode engajar consumidores e vender mais pelos Stories.

O crescimento dos Stories

Assim como o Snapchat (o principal concorrente da plataforma), o Instagram Stories permite o compartilhamento de momentos com fotos, vídeos e outros recursos personalizados. As histórias ficam visíveis por apenas 24 horas, o que, por si só, cria no usuário um senso de urgência e a necessidade de interação.

Ao longo dos mais de 3 anos de atividade, os Stories evoluíram com o lançamento de novos recursos que impulsionam o engajamento e permitem uma conexão maior com o seguidor

Em junho de 2018, 2 milhões de anunciantes já pagavam para ver seus anúncios publicados na plataforma e este número não para de crescer. Mas o que a sua empresa tem a ver com isso? Vamos te explicar…

Empresas nos Stories

Assim que os Stories começaram a ser tornar a febre que são hoje, algumas empresas passaram a explorar a plataforma para a divulgação de conteúdo e produtos. Atualmente, os recursos dos Stories permitem uma interação única, por meio de funções divertidas, efeitos e alto poder de engajamento. Entre suas principais vantagens, os Stories:

  • aproximam a sua empresa do consumidor;
  • impulsionam a interatividade entre marca e seguidor;
  • permitem que a sua empresa possa conhecer mais sobre o usuário;
  • e permitem a construção de conteúdo assertivo e direcionado.

A união desses fatores cria uma janela de exposição de marca, assim como uma plataforma para a comercialização de produtos e serviços.

O sucesso do gerenciamento dos Stories demonstra a maturidade digital de uma empresa e posicioná-a em local destaque na palma da mão do seu consumidor. Para tanto, sua empresa precisa usar todos os recursos que a plataforma oferece a seu favor. 

Recursos do Instagram Stories para empresas

Das funcionalidades básicas de publicação de fotos e vídeos aos últimos lançamentos, o Stories permite que a sua empresa interaja com o usuário por meio de diferentes caminhos

A diversificação das postagens conta como ponto positivo para a interação do usuário. Por isso, conhecer os recursos disponíveis e utilizá-los a seu favor é de extrema relevância para o sucesso da sua estratégia nos Stories. Abaixo, você vai conhecer as principais funcionalidades da plataforma e como utilizá-las em benefício do seu negócio.

Recursos básicos

Estes são os principais recursos da plataforma, que existem desde que ela foi lançada. Também são os mais simples, ou seja, qualquer pessoa consegue colocá-los em prática.

  • Publicação normal: neste modo, com apenas um clique você tira uma foto para compartilhar nos Stories. Se você pressionar o mesmo botão, conseguirá gravar um vídeo. Assim como no feed, imagens e vídeos são poderosas ferramentas de persuasão. De acordo com uma pesquisa realizada pela Squid, as fotos têm engajamento médio 25% mais alto. Em contrapartida, praticamente ¾ dos conteúdos produzidos para Stories são vídeos. 
  • Texto: nos Stories você tem a possibilidade de publicar apenas texto ou adicionar texto em imagens. O recurso é ótimo para quando você precisa destacar alguma informação que não está presente na imagem. 

Recursos de vídeo

Como mencionado, os vídeos representam o formato de conteúdo mais presente nos Stories. Devido à sua versatilidade e aos inúmeros recursos disponibilizados pela plataforma, a produção de conteúdo torna-se mais atrativa e divertida para o usuário. 

Enquanto empresa, sua marca pode explorar esta ferramenta para conversar diretamente com seus seguidores, compartilhar experiências e envolver o consumidor no ciclo de compra do produto. Conheça os principais recursos que tornam esta interação mais efetiva.

  • Mãos livres: ao ativar este modo você pode gravar um vídeo sem a necessidade de ficar apertando o botão. Basta segurá-lo e ele contará 3 segundo antes de começar a gravar. É a opção ideal para quem precisa usar um tripé, por exemplo. 
  • Filtros: populares entre os usuários, filtros diferentes também podem ser utilizados pelas marcas para deixar o conteúdo mais leve e divertido. Eles podem ser encontrados dentro dos próprios Stories ou em outros apps. 
  • Stop motion: este recurso permite que a sua empresa crie um pequeno vídeo, sequenciando imagens com movimentos sutis. O efeito fica parecido com os filmes feitos em stop motion.
  • Boomerang: são basicamente minivídeos que você pode gravar diretamente no aplicativo e são reproduzidos em looping. Este é um recurso descontraído, que pode ser utilizado para dar destaque a um produto específico, por exemplo. 
  • Hyperlapse: este recurso permite transformar uma sequência normal em um sequência rápida de cenas. É perfeita para gravações andando pela cidade ou para filmagens do céu (como o nascer ou pôr do Sol).
  • Layout: este recurso permite criar quadros com imagens, em diferentes ângulos. É perfeito para quem quer realçar diferentes ângulos de um mesmo produto. 
  • Rebobinar: cria vídeos de trás pra frente. Um efeito divertido, que quebra um pouco a linearidade dos Stories. 
  • Superzoom: com este recurso você consegue aproximar objetos da câmera, fazendo com que eles apareçam maiores na tela. Também perfeito para quem quer destacar detalhes de determinado produto. 
  • Cenas: este é o recurso mais recente lançado pelo Instagram Stories. Permite criar e editar clipes curtos com música de fundo, recurso que acaba excluindo a necessidade de utilizar apps específicos para edições simples.

Recursos de marcação

O Stories também permite que a sua empresa promova interação direta com usuários, influenciadores e empresas parceiras. É uma ótima forma de divulgar não apenas seu próprio conteúdo, mas também o que o seus consumidores estão falando de você.

  • Fotos do feed no Stories: para impulsionar o número de visualizações de um post que você fez no feed, sua empresa pode replicá-lo nos Stories, chamando o usuário para a linha do tempo.
  • Marcações: no Stories você pode marcar outras contas, de seguidores que curtem a sua página ou marcas parceiras, por exemplo. É também uma estratégia que funciona bem com influenciadores.
  • Reposts: ao ser mencionado do Stories de alguém, o Instagram permite que você reposte a publicação. Este recurso é perfeito para divulgar a maneira que outras marcas e usuários enxergam o seu produto ou serviço.

Interação por meio de stickers

Os famosos stickers do Stories são adesivos que cumprem diferentes funções. Enquanto os GIFs servem para dar um ar mais descontraído à publicação, por exemplo, as caixas de perguntas podem ser ferramentas valiosas para que você entenda melhor o seu usuário.

  • GIFs: são aquelas figurinhas fofas, que tornam o seu Stories muito mais descontraído. Na aba de pesquisa, podem ser encontradas diferentes versões.
  • Localização: com este sticker você consegue marcar a sua localização exata, mostrando para o usuário onde você está naquele momento. É o recurso perfeito para utilizar em eventos nos quais você precisa compartilhar sua localização.
  • Hashtag: ao utilizar o sticker hashtag você consegue marcar assuntos que estão em alta ou criar a sua própria hashtag, para que as pessoas possam utilizá-la. 
  • Emoji slider: este recurso permite que o usuário aponte, em uma escala de 0 a 10, o quanto está gostando do conteúdo postado. É perfeito para medir o engajamento do público com novas postagens e novos produtos.
  • Enquete: por meio deste recurso você pode interagir com perguntas e opções de respostas. Podem ser feitas tanto pesquisas relacionadas ao produto que a sua empresa oferece, quanto pesquisas para entender as preferências do usuário. 
  • Faça uma pergunta: diferente da enquete, com este recurso você consegue fazer perguntas abertas (sem as alternativas de resposta). Também pode abrir este espaço para o próprio usuário perguntar algo para a sua empresa. 

Live no Stories para empresas

Este recurso permite uma interação ao vivo com os seguidores da sua página. No caso de empresas, a Live é geralmente explorada quando pretende-se falar sobre um assunto de domínio específico, responder dúvidas, críticas ou sugestões. 

Com poucos toques no celular, você pode se comunicar ao vivo com pessoas do mundo inteiro. Além disso, a funcionalidade permite a possibilidade de interação do usuário ao longo da live, por meio de curtidas e comentários. 

Arrasta pra cima

Esta funcionalidade é perfeita para direcionar o usuário para páginas específicas, como o blog da sua empresa ou a página interna de um produto. Ao adicionar um link aos Stories, tudo o que o usuário precisa fazer é arrastar pra cima para ser direcionado. 

Até o momento, somente contas verificadas ou com mais de 10 mil seguidores têm acesso à função de adicionar link no Stories. Se você está perto dessa marca, pode começar a se preparar para começar a utilizar a funcionalidade.

Highlights

Estes são os Stories que tem um lugar especial na sua rede social. Apesar de ficarem visíveis por apenas 24 horas, você tem a opção de criar highlights, onde os frames ficam salvos e disponíveis para visualização por tempo indeterminado. 

Geralmente os highlights são utilizados para guardar informações que podem ser úteis ao usuário, como o horário de atendimento da sua empresa, formas de contato ou detalhes sobre o produto ou serviço que você oferece. É um ótimo recurso que pode ser explorado para sanar as dúvidas dos usuários.

Com esta última recomendação, fechamos a lista dos principais recursos do Instagram Stories para empresas. Você já conhecia todos eles? Costuma utilizá-los nas redes sociais da sua empresa? Se você quiser aprender mais sobre o gerenciamento dos Stories e sobre a melhor maneira de utilizá-los em favor da sua marca, é só entrar em contato conosco.

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