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PLUGGED • 27/03 • Instagram

O que muda no Marketing de Influência em 2019?

Por
Mayara Pabst

De moda passageira à estratégia de marketing de sucesso, o Marketing de Influência criou uma maneira autêntica de se conectar com as pessoas. Em 2018 vimos o quanto isso se consolidou, mas o que muda em 2019? O Marketing de Influência vai acabar? Quais tendências que irão nortear as práticas neste ano?

Muitos especialistas de marketing previram, em 2018, que a bolha de Marketing de Influência iria estourar no futuro próximo. Porém, o mercado mostra que o futuro é otimista, fazendo com que a estratégia deixasse de ser opcional e começasse  a fazer parte naturalmente do dia a dia das empresas e da vida das pessoas.

Como o Marketing de Influência está em crescimento, o processo e os próprios profissionais de marketing estão se tornando mais espertos quando se trata de refinar suas estratégias e selecionar influenciadores. Com isso, o processo de verificação está se tornando mais elaborado e os conceitos de campanha ainda mais sofisticados.

Confira abaixo as principais tendências apontadas para Influencer DB para este ano:

Identificação de conteúdo patrocinado

Se tem alguém que sabe reconhecer um publipost, este alguém é o público. Dificilmente um influenciador sai ileso quando não assume que está fazendo um post pago para determinada marca. Em 2019, a divulgação adequada do conteúdo patrocinado se tornará um padrão e desempenhará um papel importante na contribuição para a profissionalização do setor de marketing de influenciadores.

É preciso lembrar que o setor está sujeito a regulamentações, que costumam ocorrer no âmbito global. Enquanto isso não ocorre, a melhor alternativa é ser sincero com o público e aceitar que esse tipo de serviço é tão normal quanto os outros.

Influenciadores e empreendedores

A onda do empreendedorismo também chegou aos influenciadores. É impossível negar que muitos deles, por conta do sucesso, não tenham motivos suficientes para  fazer da sua marca pessoal um negócio e obter um retorno superior.

Dani Nocce, Felipe Neto, Authentic Games e muitos outros já provaram que transformar seu sucesso em um empreendimento completo e real, pode ser um modelo de negócios bem-sucedido e lucrativo.

Podcasts

Os podcasts estão com tudo novamente e dessa vez, vieram pra ficar! O potencial deste canal já começou a ser explorado pelos influenciadores, que compartilham um conteúdo autêntico e sincero com o público.

Os Podcasts não apenas garantem um bom alcance, como também, em razão do seu formato, permitem o compartilhamento de pensamentos, opiniões e conselhos mais íntimos, criando conexões mais fortes com o público. A estratégia funciona tanto para as relações B2B quanto para as B2C.

Adeus, seguidores falsos!

Medir o valor de um influenciador pelo número de seguidores, além de não ser a maneira mais eficiente, também é perigoso. Isso porque os influenciadores que investem na compra de seguidores falsos, são mais comuns do que se imagina.

Uma pesquisa realizada pela empresa Ghost Data, aponta que 95 milhões de perfis no Instagram são robôs. Isso representa 9,5% do total de usuários. Por conta disso, no fim de 2018, em um comunicado oficial, a rede comunicou que vai reduzir atividades suspeitas de perfis que utilizam aplicativos de terceiros para conseguir curtidas, comentários e seguidores.

Para prevenir decisões perigosas que possam afetar diretamente o orçamento de um projeto, a tomada de medidas para identificar os influenciadores falsos é um investimento de retorno. Antes da contratação, é essencial solicitar relatórios e principalmente ficar de olho nas interações do público do influencer em questão. Os dias de métricas de vaidade estão com o tempo contato.

E agora?

É preciso ter em mente que independente da tendência, as ações de marketing de influência precisam ocorrer com base no alinhamento com os propósitos da marca. Especialmente quando dedicada à Geração Z, que começa a ganhar força no mercado de consumo e de trabalho e está bastante atenta à legitimidade das marcas.

Quer contar com a ajuda da Volts para organizar as estratégias de Marketing Digital da sua empresa? Entre em contato conosco!

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