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PLUGGED • 20/06 • Google

A supremacia do SEO no Marketing de Conteúdo

Por
Mayara Pabst

Marcas vendem produtos ou serviços. Esse é o objetivo de uma empresa. É para isso que ela existe. Diferente de anos atrás, contudo, marcas atuais vão além da simples venda. Elas se relacionam, geram empatia e alcançam seus objetivos com produtos e serviços envelopados em experiências, sensações e histórias. Isso somente é possível por meio de um conteúdo de qualidade. E na era do conteúdo, SEO é rei.

Complementares em uma estratégia de sucesso, Marketing de Conteúdo e SEO andam de mãos dadas e podem construir um caminho eficaz para o sucesso de sua empresa. Além de gerar credibilidade, autoridade e possibilitar uma aproximação mais sutil ao consumidor, esta estratégia permite mensurações exatas e adaptação constante.

Aqui no blog já falamos um pouco sobre o poder do conteúdo para o aumento de métricas de engajamento. Desta vez, vamos falar sobre como a execução de uma estratégia de conteúdo, aliada a práticas de SEO, pode levar sua empresa até onde ela quer chegar, muito antes do que você pensa.

O que é SEO

Para que o conteúdo tenha o efeito desejado, ele precisa aparecer. E é justamente este o papel que o SEO exerce sobre o material que sua empresa produz. SEO (Search Engine Optimization) pode ser definido como uma série de aprimoramentos no código e conteúdo do seu site, visando que ele seja encontrado mais facilmente por usuários e melhor avaliado por algoritmos de mecanismos de busca.

Quanto mais alto o ranqueamento do seu conteúdo, mas chances você terá de captar o usuário. Por essa razão, o principal objetivo de empresas que apostam em SEO é chegar (organicamente) no topo das páginas de busca do Google. Uma missão difícil, porém, não impossível.

SEO no Marketing de Conteúdo

Como dissemos no início, conteúdo e SEO andam lado a lado, como integrantes de uma mesma estratégia indivisível. Enquanto práticas de conteúdo focam em entregar materiais relevantes para o usuário, práticas de SEO permitem que esse conteúdo seja encontrado de forma fácil, destacando-o da concorrência.

De acordo com dados da SEO Trends 2018, 98,3% dos entrevistados planejam estratégias de marketing de conteúdo com SEO. Além disso, 89,3% das empresas que adotam essa prática tendem a conquistar resultados melhores que aquelas que decidem não investir.

Do ponto de vista do usuário, o SEO garante que o conteúdo vá atingir exatamente as expectativas dele, respondendo perguntas específicas. Já do ponto de vista dos algoritmos de pesquisa, como o Google, o SEO de uma página é classificado de acordo com fatores técnicos, como quantidade de cliques e hiperlinks, autoridade da página e segmentação. Essa combinação é que irá gerar os resultados que sua empresa precisa.

De que maneira o SEO vai levar a minha empresa mais longe?

Quando você faz uma busca no Google, quantas vezes chega até a segunda página de buscas? Raramente acontece e, por essa razão, resultados de segunda página geram resultados praticamente nulos. É neste ponto que mora a relevância do SEO. Se sua empresa investe nesta estratégia e na otimização dela sai na frente da concorrência e consegue impulsionar resultados.

Com um rankeamento melhor, você consegue mais cliques. Ou seja, um bom posicionamento tem o potencial de atrair mais pessoas realmente interessadas em seu produto ou serviço. Mais oportunidades de negócio são geradas e a concretização delas vai depender da qualidade do seu conteúdo.

Dessa maneira, investir em marketing de conteúdo e SEO significa educar seu mercado, aumentar o número de leads e até mesmo otimizar seu processo de vendas.

Práticas importantes de SEO

Entre diretrizes de código e conteúdo, existem mais de 200 fatores que contribuem para resultados de SEO. Conheça os principais deles.

  • Tenha um objetivo definido: a sua estratégia pode objetivar mais leads qualificados, mais visitas no blog, maior tempo de permanência no site ou qualquer outra ação. O importante mesmo é ter um parâmetro definido para que um objetivo certeiro seja alcançado.
  • Escreva para uma persona: a persona é o personagem que representa o seu comprador ideal e conversando diretamente com ele sua empresa terá muito mais chances de vender. Conversar com o seu público alvo é imprescindível para a relevância e sucesso do seu conteúdo.
  • Qualidade e quantidade: tempo de permanência em uma página da web é um dos fatores analisados pelo Google para rankeamento, por essa razão, é preciso estar atento a este fator. Quanto mais qualidade tiver o seu conteúdo, mais tempo o usuário passará no seu site. É por esta mesma razão que o tamanho do seu conteúdo é também relevante. Quanto mais extenso e rico, melhor vai sanar as dúvidas do usuário.
  • Títulos e subtítulos: um título atraente é o gancho que vai captar o leitor para a página do seu blog. Por essa razão, pense em títulos criativos, listas e chamadas que sejam úteis ao usuário. Subtítulos, por sua vez, ajudam a hierarquizar as ideias e contribuem para métricas de SEO.
  • Hiperlinks: a construção de uma rede de links internos também contribui para a otimização dos buscadores, sendo que ao clicar em posts ou assuntos relacionados o usuário passará mais tempo navegando pelo site de sua empresa. 
  • Palavras-chave: a palavra-chave certeira vai ajudar a sua empresa a aparecer no topo de buscas para determinados assuntos e segmentos. Esse é um fator importantíssimo para construção de autoridade.
  • UX: trata-se de uma das partes mais técnicas de otimização de SEO e possui um valor de extrema importância. O UX determinada o quão boa será a experiência do usuário em seu site e está intimamente ligado ao tempo de permanência dele em sua página. Carregamento lento, tamanho da fonte ou layout incompatível são fatores que pesam negativamente. Se o seu site se enquadra em algum desses aspectos, é preciso melhorar.
  • Formato responsivo: é muito comum você acessar páginas de dados e empresas pelo celular, não é mesmo? E se o site não funciona bem nessa plataforma, o que você faz? É pensando na reação dessas pessoas que sua empresa precisa desenvolver materiais em formatos que possam se adequar a diferentes plataformas. 

Quando falamos de SEO e marketing de conteúdo fica claro que a combinação dessas estratégias pode gerar os resultados que sua empresa precisa. Quer saber mais? Entre em contato com a Volts Digital.

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