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PLUGGED • 15/07 • E-Commerce

Tudo o que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso

Por
Gislaine Xavier

Pense em um setor que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e conquistando o coração do consumidor. Acertou quem pensou no e-commerce, esse segmento tem crescido 20% ao ano. Além disso, ao abrir um e-commerce você tem possibilidade de compartilhar estoque, aumentar o alcance de marca e consequentemente de clientes. Isso tudo faz brilhar os olhos de muitos empreendedores. Fez brilhar os seus também, mas você não sabe como funciona uma operação de e-commerce? Fique tranquilo! Nós vamos contar tudo o que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso. 

Antes de qualquer coisa, é preciso ter clareza de que uma loja física é muito diferente de uma loja online. Considere também que você pode trabalhar de casa, mas para que o seu negócio online dê certo e se sobressaia, jamais encare-o como um hobbie. O empreendedorismo digital é coisa séria, exige disponibilidade de tempo e demanda algumas habilidades específica como:

  • Marketing Digital
  • Inovação e Criatividade
  • Segurança da Informação
  • Plataforma para o seu e-commerce
  • Suporte de desenvolvimento
Tudo o que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso.

Marketing Digital

Imagine seu e-commerce prontinho e os consumidores encontrando exatamente o que procuram no seu negócio online. Suas vendas bombando, sua marca recebendo interações e o número dos seus contatos qualificados aumentando cada dia mais. 

Agora, para tornar isso realidade, você vai precisar de uma estratégia digital que inclua:

  • Design UX (alinhamentos de elementos, posicionamentos, cores, efeitos, imagens e layout responsivo para melhor experiência do usuário em qualquer formato de tela).
  • Mídias Sociais (posts e ações nas redes, que possibilitem interação entre a sua marca e o seu público).
  • SEO (técnicas de otimização, para que a sua marca apareça nas primeiras posições no Google e de outros motores de busca).
  • Marketing de Conteúdo (produção de conteúdo relevante no site para atrair o seu público-alvo).
  • E-mail Marketing (envio de promoções para cadastrar e-mail e participar, oferecimento de conteúdos exclusivos e todo tipo de conteúdo atrativo).
  • Monitoramento de resultados (taxa de visitantes, páginas visitadas, tempo de visita, cliques e conversão).
Layout responsivo para melhor experiência do usuário

Você preparou tudo, está aí com sua loja pronta para vender, já desenvolveu seu planejamento estratégico de marketing digital e agora está se perguntando posso anunciar? Calma lá, temos mais dois assuntos importantes de e-commerce para tratar com você.

Inovação e Criatividade 

Quando se fala em inovar, logo se pensa em ideias disruptivas e nunca vistas, mas acredite, pode ser mais simples. Uma das coisas que você tem que fazer para ter um  e-commerce de sucesso é pesquisar como ele está se comportando no seu segmento. 

O que a concorrência anda fazendo, que você pode se diferenciar? Dê um toque de criatividade à essa resposta, para tornar a sua ideia ou estoque exclusivos e observe os resultados. Só não esqueça de que mais do que criatividade, para manter o seu estoque atendendo a busca dos consumidores, você precisa monitorar a quantidade de produtos. É necessário ter segurança de que o que está sendo oferecido tem no estoque, para evitar divergências e frustrações. Nesse sentido, pense em ter alguém, ou  até um time, se necessário, para fazer a gestão dos sistemas, integrar as informações e toda a logística da operação do e-commerce.

quantidade de produtos em estoque

Segurança da Informação

Por falar em segurança, essa é a grande preocupação dos consumidores digitais e deve ser a sua também. Enquanto eles têm receio em fornecer dados pessoais, você deve assegurá-los de que a plataforma do seu e-commerce obedece às normas de proteção dos dados e privacidade das informações pessoais segundo a LGPD, que entra em vigor ainda em 2020.

Plataforma para o seu e-commerce

Quanto à plataforma é  bastante comum ter dúvidas qual é a ideal para construir seu e-commerce. E não são poucas as opções no mercado, desde as mais simples até mais caras e complexas. Porém antes de buscar e definir lembre-se de que, por mais que seja importante, isso não deve ser um entrave por que seu foco é vender.

Para balizar a escolha, tenha em mente que existem basicamente dois cenários: um onde você contrata um e-commerce de terceiros, que geralmente terá uma cobrança recorrente, e outro onde você desenvolve sua própria estrutura baseada em plataformas como WooCommerce, Magento, dentre outras.

No primeiro cenário, sua loja estará atrelada a um serviço e limitada às funcionalidades que ele irá disponibilizar. No começo, pode haver impeditivos em relação a esses serviços (uma função específica, por exemplo) dependendo da evolução e possibilidades que sua loja venha necessitar.

Já quando constrói a sua própria plataforma, acabará tendo mais autonomia podendo customizá-la em termos funcionais da forma que precisar. Talvez algo não tão específico para o início, quando o intuito é iniciar as vendas, mas no médio prazo quando for percebendo que seus clientes tendem a comprar mais, diante de páginas mais ricas e bem elaboradas.

Suporte de desenvolvimento

Independente da escolha, não esqueça da qualidade do conteúdo com a qual irá apresentar e vender seu produto. É onde preferencialmente deve lembrar de dedicar o seu esforço, tendo quando possível um suporte de desenvolvimento para garantir a base da sua loja. Afinal, não seria assim se fosse construir uma loja física?

Como você pode acompanhar são diversos os processos necessários para  tornar seu negócio digital dinâmico, lucrativo e seguro. Por isso, o ideal é buscar por profissionais qualificados e com experiência para prestar consultoria ou até mesmo atuar na operação do seu e-commerce. E é claro que você pode contar com a Volts. Somos uma agência especializada em Marketing Digital, temos muitos cases de sucesso em e-commerce e podemos contribuir com o planejamento do seu negócio, para torná-lo um ótimo canal de vendas e também um grande apoiador das suas lojas físicas. Vamos conversar?

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