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PLUGGED • 19/02 • E-Commerce

5 Estratégias para divulgar seu e-commerce

Por
Paula Leão

Com tanta coisa acontecendo dentro do marketing digital atualmente, quem possui uma loja online passa por frequentes questionamentos tentando descobrir quais as melhores estratégias para atrair visitantes para o seu e-commerce.

Existe uma frase muito popular no marketing que diz que “não existe estratégia ruim, existe estratégia mal feita”. Por mais básicos que sejam os recursos utilizados, se executados corretamente e no momento certo, podem atrair os visitantes desejados e aumentar ainda mais o volume de vendas de um e-commerce.

O fato é que as lojas online podem usar diversos canais digitais para promover seus produtos e atrair mais clientes. Confira abaixo as 5 estratégias que separamos para você divulgar seu e-commerce.


Redes Sociais

Talvez a estratégia mais comum para divulgação de um e-commerce acontece dentro das redes sociais. Como os sites de compra são altamente visuais, o sucesso nesses canais depende do uso de imagens para atrair atenção e tráfego para as páginas de produtos. O Instagram é uma das plataformas mais usadas para e-commerce, pois permite que você publique imagens que destaquem o potencial do seu produto e aumentar o alcance para além do próprio site.

No Instagram você ainda pode incluir tags adicionais que levam os usuários diretamente ao site para efetuar a compra. Por meio de ferramentas como a marcação de produtos e de uma aba chamada “Comprar” no perfil, a ideia é que descobrir e adquirir produtos no Instagram se torne mais fácil e eliminar o atrito do processo de compra.

Marketing de Conteúdo

Quando se fala em Marketing de Conteúdo, a alternativa mais lembrada é a produção de conteúdo para blog, que é um ótimo recurso para melhorar a classificação de sites nos mecanismos de pesquisa. Além disso, as páginas de produtos com palavras-chave curtas e que incluam o nome do produto também são uma ótima estratégia de conteúdo para gerar resultado. Se você vende roupas infantis, por exemplo, é mais provável que uma pesquisa no Google por "body recém nascido neutro" indique o seu site, se você tiver incluído esse termo na página.

Não se esqueça também de verificar que os títulos das páginas, os cabeçalhos e o texto alternativo da imagem estejam direcionados às palavras-chave certas para que a busca indique sua loja online.

Uma outra estratégia pouco explorada é colocar vídeos relacionados ao produto e à marca no YouTube. A plataforma possui mais de um bilhão de usuários ativos e é também o segundo maior mecanismo de busca por trás do Google. Fique atento às palavras-chave mais utilizadas e compartilhe conteúdos relacionados ao seu produto e que sejam úteis para seu público.

As páginas de FAQ ou Perguntas Frequentes dentro do site podem ser alimentadas com respostas a pesquisas de palavras-chave de alto volume para direcionar os usuários ao seu site. Você estará construindo autoridade e tráfego - dois componentes cruciais para um e-commerce de sucesso.


E-mail marketing

E-mail marketing é uma das formas mais antigas de marketing digital e apesar de muita gente considerar uma ferramenta morta, tem valor no mundo do e-commerce. Uma das principais vantagens é a possibilidade de automatização, o que permite que você configure diversas campanhas específicas para leads segmentados por interesse ou em um determinado estágio da jornada do comprador.

De qualquer forma, é imprescindível que você seja cuidadoso neste processo. Em uma época em que a privacidade de dados é um desejo da maioria dos usuários, nem todos os e-mails comerciais são sempre bem-vindos.

Google Ads

Os anúncios pagos no Google são uma das principais estratégias quando pensamos em ações de Marketing Digital efetivas, especialmente para e-commerce. Contudo, mesmo que sejam eficientes, os anúncios pagos requerem alguns cuidados antes de serem criados.

Antes de criar sua campanha no Google Ads, pense em como está a sua loja virtual. Está atualizada? É responsiva? Qual o tempo de carregamento das páginas? Muitas marcas querem investir nos anúncios, mas acabam negligenciando a experiência do usuário no site. Além de impactar no índice de qualidade dos anúncios, oferecer uma experiência agradável ao usuário quando ele navega no site é fundamental para garantir confiabilidade a sua marca.

Clique aqui para conferir um post com 4 coisas que você precisa saber antes de criar uma campanha de Google Ads.


Acompanhamento pós-compra

O acompanhamento pós-compra mostra que você se preocupa com o cliente. Já ouviu aquela história de que é mais fácil conquistar um cliente do que mantê-lo? É verdade! Além da possibilidade de novas compras, isso garante a oportunidade de obter um feedback sobre a experiência de compra, o que, por sua vez, ajuda a reduzir eventuais atritos no futuro.

Seja por uma pesquisa via e-mail, envio de cupom de desconto para a próxima compra ou até o preenchimento de uma resenha sobre o produto, é importante fazer com que o cliente se sinta amparado e bem atendido. Após uma compra bem sucedida, a chance de recomendar o e-commerce para outra pessoal é muito maior.

Deseja investir em estratégias Marketing Digital para o seu e-commerce e não sabe por onde começar? Quer saber mais como funciona o trabalho da Volts? Entre em contato com a gente por aqui!

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