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PLUGGED • 26/05 • E-Commerce

5 critérios para definir o preço ideal dos seus produtos

Por
Gislaine Xavier

Um estudo realizado, pela CommerceGate, em 12 países, com consumidores do comércio eletrônico, mostra que 61% dos entrevistados consideram o preço do produto o ponto mais importante para finalizar uma compra. Isso mostra que é importante encontrar um meio de atender aos anseios dos clientes sem comprometer a sustentabilidade do seu negócio. Nessa intenção, destacamos 5 critérios para definir o preço ideal dos seus produtos e serviços. Confira!

1. Avalie os custos envolvidos

Em primeiro lugar, avalie as horas dedicadas ao trabalho, as pesquisas realizadas, a experiência e o esforço dos profissionais envolvidos. Em segundo lugar, verifique os gastos fixos, aluguel, por exemplo, e os variáveis, como internet. E por último calcule o valor do produto ou serviço, que precisa ser suficiente para cobrir esses gastos.

2. Aplique a margem de lucro

Depois do cálculo é hora de aplicar a margem de lucro. Mas fique atento, pois se a política de preços garante apenas que o seu negócio somente sobreviva, sem gerar lucro, a estratégia de precificação está equivocada.

O lucro resulta da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de um produto ou serviço e os custos das despesas existentes. Ele será bruto ao considerar apenas os gastos relacionados à execução da atividade e líquido ao incluir todas as saídas do caixa.

Não existe uma margem de lucro padrão, que se aplique a todo o tipo de empresa. Por isso, busque equilíbrio, lembrando que preços muito baixos comprometem a sua saúde financeira, enquanto os muito altos afastam clientes. Ainda mais, em um tempo em que as comparações de preço online são imediatas.

3. Entregue maior valor agregado

Ofereça um diferencial ou adicionais que aumentem o valor agregado ao produto ou serviço, como atendimento personalizado e quantidade de ajustes em uma peça. Além disso, meça o rendimento do serviço para justificar o valor.

4. Baseie-se na concorrência

Observe a capacidade de pagamento do público-alvo, juntamente com o quanto outras empresas do mesmo segmento estão cobrando. Nesse ponto, entram outras estratégias comerciais e de posicionamento da marca, considerando os valores agregados.

Sobretudo, para definir o preço ideal dos seus produtos e serviços,  acompanhe os resultados, reforce as ações de vendas e abordagens de potenciais clientes, mantendo os processos eficientes e com custos baixos. 

5. Conte com uma parceria estratégica

Definir o preço ideal dos produtos é um desafio para qualquer empresa, considerando que a estratégia de precificação exige acompanhamento dos KPIs da sua empresa. Esse acompanhamento é o que permite determinar se a estratégia utilizada está funcionando. Resumidamente, trata-se de números e é a maneira mais eficaz de analisar os resultados. 

Esses números são a melhor forma de saber se os seus resultados estão alinhados aos objetivos da sua estratégia de preço e de marketing. E também se a sua empresa está obtendo ROI (Retorno sobre Investimento). Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado. Entendeu por que é fundamental contar uma parceria estratégica?

Nós, da Volts, somos experts em Marketing Digital e acompanhamos todas as métricas de nossos clientes através da rotina de extração e interpretação de dados. Essa é apenas uma das competências que podemos usar para potencializar os resultados do seu negócio. Vamos conversar?

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