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PLUGGED • 28/08 • Blog

A importância do blog na sua estratégia digital

Por
Gislaine Xavier

Não precisa saber muito sobre estratégias de Marketing Digital para saber que o blog é uma peça-chave para que o seu negócio seja encontrado na internet. E se você ainda tem dúvidas, conheça as principais vantagens que o blog pode trazer para estratégia digital da sua empresa.

No início da década de 90, os blogs eram uma espécie de diário virtual, em que seus autores escreviam resenhas, poesias e contavam sobre suas experiências diárias e seus leitores podiam contribuir com comentários.

Mãos femininas digitando no notebook

A partir dos anos 2000, o comportamento dos consumidores começou a mudar. Eles passaram a procurar e emitir opiniões na internet sobre produtos e serviços antes mesmo de adquiri-los. Foi então que as empresas perceberam a oportunidade de criar os seus próprios blogs. 

Hoje, o blog é uma ferramenta fundamental para a empresa mostrar autoridade no seu segmento, aparecer no topo dos buscadores e, sobretudo, aumentar suas vendas.

Principais vantagens que o blog pode trazer para a estratégia digital da sua empresa

1. Sua empresa nas primeiras posições do Google

Quando você publica conteúdos no seu blog, sua empresa passa a ter mais páginas indexadas no Google, se comparada a um site comum. O que isso quer dizer? Isso melhora o seu posicionamento nos buscadores, o que resulta em mais visitantes no blog, ou seja, potenciais clientes.

2. Autoridade no segmento

Você quer vender mais? Então, invista em conteúdos de qualidade sobre o seu produto ou serviço, segmento e mercado em que atua. Essa é uma estratégia para mostrar conhecimento e experiência, que gera credibilidade para empresa e autoridade para o seu negócio. Quando o seu conteúdo agrega valor, atende uma necessidade do público, ele passa a ser compartilhado. E mais que lembrada, sua marca passa a ser recomendada pelas pessoas.

3. Empurrãozinho para as vendas

Aliado ao Inbound Marketing, o blog vai levar o seu público-alvo a percorrer todas as etapas da jornada do cliente. Em outras palavras, seu blog vai identificar uma necessidade do seu público-alvo e apontar uma solução em seus conteúdos. Dessa forma, no momento em que a sua persona estiver decidida a adquirir um produto ou serviço, você já estará na frente da concorrência. Afinal, a sua marca já mostrou autoridade no assunto e conquistou a confiança.

Casal afro fazendo compras pelo celular

4. Tráfego gratuito 

Você não está enganado, é isso mesmo tráfego gratuito! Enquanto o seu conteúdo estiver disponível no blog, mantendo links de indicação e conteúdos relevantes aos visitantes, sua autoridade nos resultados do Google continuará gerando resultados para sua marca. E a melhor parte: por prazo indeterminado e sem custo algum.

5. Aprendizado constante 

Gerar conteúdo relevante para o seu blog, vai exigir da sua empresa constante atualização para acompanhar as tendências do mercado. Essa é a principal vantagem para empresas que querem seu lugar ao sol, porque as pessoas procuram as marcas que se identificam. Então, o segredo é evoluir seus processos e ideias e sempre mostrar isso no seu blog.

empresário digitando no blog da empresa

Quais resultados esperar do blog?

Existem diversas outras vantagens em ter um blog no seu site. Tudo vai depender do mercado em que sua marca atua e qual o objetivo macro da estratégia planejada. Mas uma uma coisa é certa: um blog com conteúdos de qualidade vai agregar muito crescimento a sua marca, pois um blog tem alto potencial de gerar resultados para a sua estratégia digital. Mas para isso é preciso profissionalismo e consistência. Sendo assim, a melhor forma de ter uma audiência fiel em seu blog é ter experiência no assunto, a utilização de técnicas pensadas em SEO e a frequência ideal nas publicações.

Geralmente, confunde-se quantidade com qualidade, contemplando pouca relevância nos conteúdos. Por isso a importância de ter uma estratégia bem definida, pois com ela seu negócio vai começar a gerar tráfego, leads e fazer com que isso gere resultados positivos para as vendas da sua empresa.

Quer uma ajuda para começar ou para desenvolver sua estratégia? Conte com a Volts, somos uma agência especializada em Marketing Digital e estamos preparados tanto para analisar o tráfego, os pontos de conversão e de melhoria da sua estratégia como desenvolver a criação do blog da sua empresa. Vamos conversar?

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