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PLUGGED • 07/06 • Marketing Digital

Como escolher uma agência de Marketing Digital?

Por
Paula Leão

Como escolher uma agência de Marketing Digital?

O mundo mudou e continua mudando em uma velocidade absurda. Com a chegada da era digital, os conceitos e verdades absolutas sobre marketing alcançaram uma nova amplitude. Hoje sabemos que para uma empresa ganhar destaque em seu segmento, basta escolher a estratégia correta e, acima de tudo, contar com uma orientação profissionalizada nesse caminho. Porém, como escolher uma agência de Marketing Digital diante de tantas opções no mercado?

Sua empresa está pronta para isso?

A partir do momento que uma marca começa a adotar estratégias digitais, ou passa a fazer um investimento mais frequente de conteúdo, precisa saber que esse trabalho não pode ser interrompido e deve ser muito planejado. Afinal, não existe uma fórmula mágica de sucesso. Planejamento, estudos, pesquisas e aquele bom e velho “dar a cara tapa” é palavra de ordem para quem dá esse passo.

Antes de pensar em grandes e audaciosos objetivos, avalie: minha empresa está pronta para isso? Seremos capazes de lidar com as consequências de uma alta demanda? Temos tempo hábil para nos dedicarmos na co-criação de um conteúdo sólido e valoroso para os nossos clientes? Até onde podemos chegar? Depois de responder essas perguntas, é hora de considerar outros pontos.

Defina o orçamento disponível

Como em qualquer tipo de serviço, o valor de um investimento profissional e especializado pode variar muito. Agências grandes, pequenas, serviços de free-lancers. Tudo isso vai impactar diretamente no conteúdo que será entregue. É preciso que a sua empresa pondere essas especificidades e defina o orçamento disponível para investir ao longo de um determinado período. Com isso definido, você poderá ter uma ideia de quais agências se enquadrarão no investimento.

Expertise, tempo de mercado, cases de sucesso. Diversos fatores, além do orçamento, também podem e devem pesar na hora da escolha. Uma boa dica é avaliar o nível de atenção e atendimento que você receberá no primeiro contato com a agência. Além disso, o posicionamento digital também precisa ser levado em conta. Aquela velha história de “casa de ferreiro, espeto de pau”, serve como alerta.

Combina com a sua empresa?

Agências de marketing digital, geralmente, possuem uma organização e fluxo de trabalho diferentes das empresas tradicionais. A horizontalização das relações e uma cultura com valores bem evidentes são fatores marcantes e ditam o estilo do que será produzido e principalmente da entrega de resultados.

Outro ponto extremamente importante é o direcionamento das demandas entre empresa e agência. Para um trabalho produtivo e eficiente é preciso estar claro o ponto focal de alinhamento das demandas. Definir um responsável dentro da empresa que mediará essa relação gera agilidade e evita o retrabalho para todos os envolvidos.

Diante disso, é imprescindível que a empresa se sinta confortável com o posicionamento da agência que irá escolher. Sérios, divertidos, focados em determinado segmento, fluxo de trabalho que não se encaixa com os da sua empresa, todas essas questões impactam diretamente na construção de um relacionamento tranquilo e duradouro entre as partes envolvidas.

O que eu posso oferecer para a minha agência?

Capriche nas entregas das informações solicitadas e forneça o máximo de conteúdo possível. Busque deixar bem claro quais são seus objetivos por trás de cada solicitação e suas expectativas em relação a isso. Uma agência, tal como outras empresas, também possui uma pauta de trabalho, outros clientes, funcionários e questões do dia a dia para resolver.

Lembre-se sempre de que quando entregamos nosso melhor às pessoas, elas também se sentem motivadas a entregar o melhor delas para nós. Saiba que o sucesso dessa relação é uma via de mão dupla e depende tanto da dedicação da agência escolhida, quanto da sua empresa.

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